Siga-nos nas redes Sociais

Espaços

A lenda da abóbora como elemento decorativo no Halloween

Publicado

em

A lenda da abóbora como elemento decorativo no Halloween

As origens do Halloween remontam ao antigo festival celta de Samhain (Samhain significa semear), celebrado como forma de dar as boas-vindas à colheita e inaugurar “a metade escura do ano”, dado que em alguns países nórdicos em meses de inverno o dia é bastante curto com poucas horas de luz solar.

Na noite de 31 de outubro, os celtas acendiam enormes fogueiras sagradas, onde as pessoas se reuniam para queimar colheitas e animais como sacrifícios às divindades cultuadas por eles. Durante a celebração, os celtas usavam fantasias, geralmente compostas por cabeças e peles de animais, e praticavam o hábito de predizer a sorte e futuro uns dos outros.

A lenda da abóbora como elemento decorativo no Halloween

Para além das fantasias muitos elementos decorativos eram e ainda hoje são incorporados para a celebração Halloween em muitos países, a abóbora é um desses elementos que não pode faltar nesta decoração temática.

As abóboras na antiguidade eram símbolos de fertilidade e sabedoria, e as velas eram utilizadas para iluminar o caminho dos espíritos na noite escura.

A prática de cortar abóboras e colocar uma vela dentro das mesmas, nasceu na Irlanda, onde as abóboras recebem o nome de Jack O’Lanterns. A prática se originou a partir de uma lenda irlandesa sobre um homem chamado de “Stingy Jack” ou em português, Jack, o avarento.

De acordo com a lenda, Stingy Jack convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome e fama de avarento, Stingy Jack não queria pagar por sua bebida, então ele convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda que Jack poderia usar para comprar suas bebidas. Assim que o Diabo fez isso, Jack decidiu guardar o dinheiro e colocá-lo no bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de voltar à sua forma original.

Passado algum tempo, Jack finalmente libertou o Diabo, sob a condição de que ele não voltaria a incomodar a vida de Jack por um ano e que, caso Jack morresse, ele não reclamaria sua alma.

No ano seguinte, Jack novamente enganou o Diabo para que subisse em uma árvore para colher um pedaço de fruta. Enquanto ele estava na árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o Diabo não pudesse descer até que o Diabo prometesse a Jack não o incomodar por mais dez anos.

Logo depois, Jack morreu. Segundo a lenda, Deus não permitiu que Jack entrasse no céu. O Diabo, chateado com o truque que Jack pregou nele e mantendo sua palavra de não reivindicar sua alma, não permitiria que Jack fosse para o inferno.

Ele enviou Jack para a noite escura com apenas um carvão em chamas para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagado pela Terra desde então.

Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como “Jack do Lanterna” e, em seguida, simplesmente “Jack O’Lantern”; e assim as abóboras foram inseridas como elemento de decoração para as celebrações de Halloween.

Nos Estados Unidos existem inclusivamente quintas especializadas na plantação de abóboras destinadas exclusivamente ao evento Halloween, onde famílias inteiras visitam estas quintas para adquirir abóboras para decorarem suas casas.

Um exemplo disso, foi mostrado recentemente no canal TLC, no programa “Little People, Big World”, onde a família ROLOFF tem uma quinta localizada ao norte de Hillsboro, na comunidade não incorporada de Helvetia Oregon, onde anualmente permite a visitação a plantação de abóboras, com muito entretenimento para toda família. Podem ver em: Hollof Farms

Decoração para casa ou empresa inspirada no Halloween

Caso você pretenda incorporar a celebração ao Halloween e as típicas decorações desta data, em sua casa ou empresa, a LIZGARDEN poderá ajudar nesta tarefa, nossa equipa de profissionais especializados em designer de decoração poderá prestar toda a assessoria necessária.

Podemos agendar uma consultoria gratuita para falarmos sobre o tipo de decoração Halloween que pretende para sua casa ou empresa, para tanto basta nos contactar através do telefone (351) 218 429 960, que teremos todo o gosto em ajuda-lo.

Visite nossa loja online: Lizgarden

Conheça nossa página no Facebook: – Lizgarden

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥

Fonte Imagem: Freepick
(created by pikisuperstar)

Populares