Como manter as flores bonitas por mais tempo? As flores são uma das mais singelas formas de homenagear uma pessoa especial. Quem as recebe para além da emoção com a linda surpresa, certamente irá querer coloca-las para decorar a sua casa ou outro ambiente, para desta forma perdurar por mais dias esta agradável sensação que teve ao receber este presente.
Manter por mais tempo possível a beleza das nossas flores é uma tarefa que possui alguns segredinhos fundamentais e ao mesmo tempo nada difíceis de fazer. As dicas são simples e seguramente vão aumentar a durabilidade das mesmas, prolongando a alegria que os belos ramos de flores trazem aos ambientes. Tratá-las com atenção e carinho, prolongará a vida útil das flores, dará imenso prazer em poder cuida-las e conseguir assim que durem mais alguns dias.
Dicas para conservar as flores no vaso por mais tempo
- O primeiro passo é retirar as flores da embalagem, retire todo e qualquer adereço plástico, fitas, enfeites. As fitas, enfeites e o papel da embalagem tornam mais difícil a respiração das flores, ao retira-los as flores poderão respirar melhor.
- O recipiente em que serão colocadas as flores é também muito importante, aconselha-se que seja um vaso de vidro com água. Antes de acomodar as flores no vaso é necessário que o vaso esteja higienizado para que não haja nenhuma substância ou bactéria que poderá ser nociva às suas flores. Esta higienização pode ser feita com água e sabão. Lave bem o vaso, e enxagúe bem para retirar qualquer vestígio de sabão do mesmo.
- Uma receita simples que pode ajudar a conservar as suas flores por mais tempo é a seguinte. Em metade de um copo de água filtrada, adicione 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de vinagre de sidra. Coloque esta mistura no vaso e complete com água fria filtrada até cinco dedos da base do caule das flores. Essa misturinha impedirá o surgimento de bactérias na água e contribuirá para a hidratação e nutrição das flores.
- Diariamente, retire as flores do vaso, lave novamente o recipiente com água e sabão e adicione uma nova misturinha feita com a água, o açúcar e o vinagre de sidra.
- Caso necessite de um recipiente de protecção para por baixo do vaso de vidro, não deixe água se acumular nesse recipiente para evitar a proliferação do bactérias e mosquitinhos.
- As flores nunca devem ficar expostas à luz solar directa, nem próximas a fontes de calor ou perto de recipientes com frutas. As frutas emitem o gás etileno, que acelera a queda das pétalas.
- Retire do vaso as flores que começarem a murchar, assim como as frutas, elas também emitem o gás etileno, e irão fazer com que as demais flores morram mais rapidamente.
- Corte os caules em diagonal, dentro d’água, a dois centímetros acima da base, para que possa haver uma maior absorção de água pela flor. Em seguida, mantenha-as dentro de uns 10 centímetros de altura de água fresca e limpa.
- Remova o excesso de folhagem e jamais permita que existam folhas debaixo do nível da água, o que faria apodrecer a flor e causar mal cheiro.
- A cada dois dias no mínimo, efectuar a troca da água e eliminar as pétalas murchas, podres ou queimadas e também as folhas que não estejam em boas condições ou aspecto. Durante este procedimento, devemos sempre repetir o corte dos caules em diagonal.
- Existe ainda a possibilidade de usarmos conservantes para flores de corte, mantendo-as mais fortes, resistentes e evitando a proliferação de microrganismos nocivos às mesmas . Estes aditivos estão à venda nas lojas de jardinagem e floristas em geral.
- Ao cuidar das flores prolongamos os sentimentos de alegria e ternura que ora sentimos no momento em que as recebemos.
LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR.
3 Comments