Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Conheça a Ikebana uma arte de arranjos florais oriental

Publicado

em

Ikebana uma arte de arranjos florais oriental

Ikebana é uma arte japonesa utilizada para criar lindos arranjos florais. A palavra Ikebana pode significar em japonês «Organizar flores», «Dar vida às flores» ou «Arranjar flores». Esta linda arte oriental é considerada uma arte efémera, pois sua duração se limita à duração das flores cortadas inseridas no arranjo.

Os orientais sempre foram grandes apreciadores de plantas e flores, na cultura oriental todas as espécies possuem significados simbólicos e estão associadas as estações do ano, portanto, na ikebana tradicional, tanto o simbolismo quanto a sazonalidade sempre foram priorizados no desenvolvimento dos arranjos florais.

Acredita-se que as raízes da Ikebana no Japão remontem às práticas cerimoniais da religião xintoísta nativa ou a tradição de fazer oferendas de flores no budismo, costume que foi importado da China no século VI.

A Ikebana pode ser praticada por amadores e profissionais, no entanto, como muitas outras formas de arte, dominar o básico é fundamental para qualquer prática e só então a pessoa pode começar a experimentar e progredir em seus conhecimentos nessa linda arte de arranjos florais.

Os iniciantes em Ikebana aprendem as habilidades e técnicas básicas como cortar galhos e flores de maneira adequada, medir ângulos no espaço para o posicionamento correcto de galhos, caules e flores; e como preservar materiais vivos de forma a conseguir um arranjo floral harmonioso.

Embora pareça uma arte que pode ser exercida de forma aleatória, isso não procede, pois todo arranjo de Ikebana é milimetricamente pensado e estudado até a sua conclusão final.

Objectivo da arte Ikebana para melhoramento pessoal

Para criar uma Ikebana não basta colocar posicionar de qualquer forma galhos, plantas e flores em um vaso. Os iniciantes nesta arte oriental compõem arranjos feitos nos estilos Nageire e Moribana, onde geralmente são utilizados dois galhos altos e um pequeno feixe de flores.

Através desta arte de compor arranjos de flores o Ikebanista aprende a apreciar certos detalhes que as pessoas normalmente ignoram. Estes detalhes estão associados à natureza e à beleza das formas das flores. Sendo o objectivo principal reflectir para aprender a ser mais paciente, equilibrando assim a mente, o corpo e a alma, chegando assim a um estado de relaxamento absoluto.

A filosofia da arte da Ikebana

O desejo budista de preservar a vida está na raiz da arte Ikebana e criou a maioria das regras do arranjo de flores, controlando também as formas dos vasos de flores, que são feitos de modo a ajudar a prolongar a vida das flores.

A ideia de atrair com o arranjo Ikebana boa ou má sorte governa tanto a selecção do material a ser utilizado quanto a forma que será dada ao arranjo. O conceito de hanakotoba é a forma japonesa da linguagem das flores. Nesta linguagem, as plantas recebem códigos e senhas.

O objectivo é transmitir emoção e se comunicar directamente com o destinatário ou visualizador, sem a necessidade do uso de palavras. Um número ímpar de flores dá sorte, enquanto os números pares são indesejáveis e nunca usados em arranjos de flores. Com os números ímpares, evita-se a simetria e o equilíbrio igual, que raramente são encontrados na natureza.

Mais do que simplesmente colocar flores em um recipiente, a Ikebana é uma forma de arte disciplinada em que natureza e humanidade se unem. Ao contrário da ideia de um arranjo de flores multicolorido, a Ikebana frequentemente enfatiza outras áreas da planta, como caules e folhas, enfatiza a forma e a linha de partes que muitas vezes podem passar desapercebidas num arranjo de flores.

Outro aspecto comum, mas não exclusivo, presente na arte oriental Ikebana é o emprego do minimalismo. Alguns arranjos podem consistir em apenas um número mínimo de flores intercaladas entre caules e folhas.

Significado de algumas plantas na linguagem oriental Hanakotoba

Hanakotoba é a linguagem japonesa para determinar os significados de algumas flores.

Amaririsu – Amarílis = Tímido
Anêmona – Anêmona (Branco) = Sincero
Amuburoshia – Ambrósia = Piedoso
Tsutsuji – Azaléia = Paciente / Modesto
Saboten – Cacto = Luxúria / Sensual
Tsubaki – Camélia (vermelha) = Apaixonado, graciosidade
Tsubaki – Camélia (amarelo) = Anseio
Tsubaki- Camélia (branca) = Esperando
Kaneshon- Cravo = Fascinação, Distinção e Amor
Sakura – Flor de cerejeira = Amável / gentil / transitoriedade da vida
Kigiku- Crisântemo (branco) = Verdade
Tenjikubotan – Dália = Bom gosto
Hinagiku- Margarida= Fé
Ajisai – Hortênsia = Orgulho
Ayame – Íris = Boas notícias / lealdade
Jasumin – Jasmim= Amigável / Gracioso
Rabenda – Lavanda = Fiel
Shirayuri – Lírio branco = Pureza / Castidade
Himawari – Girassol= Respeito, amor apaixonado, esplendor

Vasos para Ikebana

Também os vasos utilizados para a Ikebana são especiais, os recipientes usados em arranjos de flores vêm em uma grande variedade como cestas de vidro, cerâmica e bambu com forro. Para alem da beleza são feitos para se adequar ao uso a que serão destinados e ao tipo de espécie de flor escolhida que irá compor o arranjo floral Ikebana.

O que os orientais mais procuram no formato de um vaso é o que melhor prolongará a vida das flores. Por esse motivo, os vasos são bem abertos na boca, pois, ao contrário do arranjo de flores ocidental, eles não dependem do vaso em si para manter as flores em posição erecta.

Quanto à cor dos vasos, os tons pastéis suaves são comuns, e os vasos de bronze são especialmente populares. Para os japoneses, a cor bronze assemelha-se a mãe terra e, portanto, é mais adequada para realçar a beleza das flores.

Nunca são usadas flores, folhas ou galhos artificiais para compor a Ikebana, assim como é proibido o uso de vasos e bases de materiais plásticos.

Como a Ikebana é feito?

Para fazer a arte floral japonesa, você só precisa de flores, galhos, folhas, sementes ou frutas. Você não precisa usar todos esses elementos, mas precisa combinar pelo menos alguns deles. Porém deverá haver uma conjugação de técnicas para criar um triângulo Tai-Yo-Fuki, que corresponde aos termos ‘céu’, ‘terra’ e ‘humanidade’, porém alguns ikebanistas também interpretam este triângulo como “Pai”, “Mãe” e “Filho”. Entretanto poderão haver outros estilos de composição dos arranjos florais Ikebana e dependerá da corrente filosófica da escola a que se segue.

Para isso é preciso um certo conhecimento de forma a criar um arranjo de Ikebana de forma harmoniosa e de maneira que as regras básicas essenciais dessa arte sejam respeitadas.

Os praticantes desta arte floral oriental Ikebana frequentam escolas especializadas neste tema. Espalhadas por todo o mundo é possível encontrarmos Associações e Escolas destinadas a aprendizagem da arte Ikebana, onde os interessados em aprender poderão participar de cursos, conferências, e workshops elucidativos.

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥

Populares