Nossos ancestrais não tinham acesso aos remédios fabricados em laboratórios que temos nos dias de hoje, tudo era muito rudimentar e a única forma muitas vezes de curar os males do corpo e da alma era valerem-se das plantas medicinais que tinham poderes curativos muitas vezes considerados milagrosos. Nossas avós eram especialistas no uso de plantas medicinais como uma forma natural de cuidar da saúde e isso foi passado de geração a geração até aos dias de hoje.
Apesar das diversas descobertas científicas ao longo das últimas décadas, felizmente ainda hoje temos a naturopatia, uma forma de medicina alternativa que recorre a uma série de práticas que têm por base a medicina popular, onde diversas plantas actuam como coadjuvantes em processos curativos de diversas enfermidades.
Independentemente de seguir fielmente a naturopatia você pode ter em casas algumas plantas medicinais que podem ser utilizadas como um anti-inflamatório natural, calmantes naturais, anti reumáticas, estimuladores do sistema imunitário, expectorantes, etc.
Vejamos as plantas medicinais que não podem faltar em sua casa
Aloe Vera – Babosa
Aloe Vera – Babosa
A Aloe Vera ou também conhecida como Babosa, é mais uma das plantas curativas que temos disponível na natureza e que não exige muitos cuidados, e é bastante resistente. A Aloe Vera é famosa ser benéfica para o tratamento de feridas, para hidratar a pele e aliviar úlceras. Alguns estudos demonstraram também que a Aloe Vera é ideal para tratar papilomavírus humano (HPV), dermatite seborreica, herpes genital, psoríase e ulcerações na pele.
Alecrim
Por conter propriedades digestivas, diuréticas e anti depressivas, o Alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade. O Alecrim possui propriedades inflamatórias e analgésicas, ajudando a aliviar dores de problemas como artrite, dor de dente e problemas na pele. Além disso é uma planta aromática que é também conhecida por atrair boa sorte e limpar as energias negativas do ambiente.
Camomila
Nossas avós já utilizavam a famosa Camomila para acalmar os bebés que apresentavam as famosas cólicas nos primeiros meses de vida, e até hoje a Camomila continua a ser uma excelente maneira eficaz de auxiliar a má digestão, acalmar, reduzir a ansiedade, diminui a hiperactividade, aliviar o enjoo e amenizar cólicas menstruais. Além de todos esses benefícios também ajuda no tratamento de feridas e inflamações e serve para acalmar olhos irritados.
Sabugueiro
O Sabugueiro tem propriedades expectorantes, estimulantes da circulação sanguínea, antivirais e anti-inflamatórias tópicas. Por isso o Sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abcessos, problemas renais, hematomas, frieiras e inclusive no tratamento de sarampo.
Unha de gato
A Unha de gato possui propriedades diuréticas, antioxidantes, imuno estimulantes e depuradora, amplamente utilizada no tratamento de infecções, inflamações e para estimular o sistema de defesas do organismo humano, já que trabalham directamente na formação de células brancas, sendo indicadas para pessoas que tem imunidade baixa.
Coentro
Altamente rico em carotenóides, o Coentro apresenta substâncias com alto poder antioxidantes que previnem o cancro. Ajudar a controlar o colesterol, pois possui gorduras insaturadas e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). Actua também para melhorar o funcionamento do fígado contribuindo para melhorar a digestão e a pressão arterial, por ser rico em cálcio, nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e baixar a pressão.
Valeriana
Uma das plantas mais famosas no combate a insónia e depressão a Valeriana possui em sua composição valepotriatos (sedativo vegetal) que agem directamente no sistema nervoso central amenizando a ansiedade e proporcionando uma notei de sono tranquila.
Malva
Uma das plantas mais conhecidas no que diz respeito a possuir propriedades anticépticas e antibacterianas. Suas flores e folhas são ricas em taninos e flavonóides. A flor de Malva também funciona como um anti-inflamatório natural, rica em camazuleno, encontrado em uma variedade de plantas e que apresenta grande potencial anti-inflamatório. motivo pelo qual o chá de Malva ser usado para tratar úlceras.
Tomilho
O Tomilho muito conhecido como um excelente tempero para carnes e peixes, contem fitoquímicos que ajudam a tratar o aparelho digestivo e brônquios. É também utilizado para combater a ansiedade, a depressão e o cansaço extremo. Ajuda a prevenir o câncer por ter agentes antioxidantes, e ao ser inserido na dieta, ele contribui para diminuir o nível da pressão arterial, auxilia também para aumentar a imunidade, melhorar a circulação sanguínea e coadjuvante contra problemas respiratórios.
Carqueja
Carqueja auxilia na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, por isso é comummente utilizado para tratamento de pessoas que apresentam altas taxas de glicose no sangue, mas atenção que se for utilizar deverá te rum controle das taxas de açúcar no sangue com maior regularidade. Contribui para o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar. Também é utilizada para tratar intoxicações e doenças hepáticas. Trata a prisão de ventre e combate os vermes. Deve ser evitada por pessoas que sofrem de tensão arterial baixa, já que a planta tem efeitos hipo tensores.
Jaborandi
As folhas do Jaborandi contem pilocarpina usada para tratar ressecamento dos olhos, boca e pele, mas é eficaz no tratamento de problemas no pulmão; por isso é uma planta muito utilizada como expectorante, no tratamento de pneumonia, intoxicações, doenças renais e também em tratamentos de revitalização dos cabelos.
Eucalipto
As folhas do Eucalipto reduzem o muco e a inflamação dos pulmões, melhorando a respiração e facilitando a expectoração. Eficaz também no tratamento de dores musculares, reumatismo e dores de cabeça, o que explica o seu constante uso nos medicamentos contra gripe e resfriados. Use com moderação pois doses excessivas de eucalipto podem causar dores de cabeça, vertigem e convulsões.
Louro
Mais uma planta comumente utilizada no tempero de diversos pratos culinários, é também uma planta excelente que apresenta propriedades expectorantes e relaxantes. Sendo tambem utilizada para tratamento de estresse, depressão e ansiedade.
Guaco
O Guaco é encontrado como componentes de alguns xaropes, pois atua como broncodilatador, expectorante e antitussígeno A infusão do Guaco trata problemas estomacais, gripes, febre, tosse e doenças respiratórias, mas o uso em excesso pode náuseas e diarreia.
Hortelã
Uma das ervas mais famosas desde os tempos da avó, com poderes curativos, o Hortelã alivia problemas de digestão, e ajuda na produção das enzimas digestivas. Excelente para a redução dos sintomas de enjoos, diminuição de gases e na melhora da Síndrome do Intestino Irritável, é diurético e ajuda na eliminação de toxinas do organismo.
Agora que conheceu mais um pouco sobre estas diversas plantas medicinais que não podem faltar na sua casa, já pode criar em um cantinho especial para cultiva-las e ter sempre as mãos um remédio caseiro natural e eficaz para cuidar da sua saúde e da sua família.