Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Conheça mais sobre o Bonsai uma arte de cultivo oriental

Publicado

em

Bonsai Arte Oriental de Cultivo

Bonsai é uma palavra japonesa que significa “árvore na bandeja”, e embora a palavra seja japonesa, a sua origem deu-se na China volta do ano 700 a.C. quando os chineses deram inicio a arte do ‘pun-sai’, usando técnicas especiais para cultivar árvores anãs em bandejas.

Originalmente, o Bonsai era praticado e cultivado apenas pela elite Chinesa, quando as árvores em miniatura eram consideradas um luxo e eram oferecidas como presentes a pessoas importantes da sociedade da época. Por volta de 1.100 d.C., monges budistas levaram o Bonsai para o Japão e a arte foi adoptada pelos japoneses. Porém, foi somente no início do século XX que o Bonsai se espalhou para o resto do mundo. Nas últimas 2 décadas, o cultivo do Bonsai conquistou adeptos em todo o mundo.

O Bonsai é frequentemente visto como um objecto de meditação pois o seu cultivo exige dedicação e atenção diária. Além disso o desenho da árvore Bonsai é contemplativo, tornando a observação de suas formas uma prática Zen.

Resumidamente o Bonsai é a réplica de uma árvore grande, só que em miniatura inserida numa bandeja rasa ou num vaso pequeno. O Bonsai é considerado uma arte, pois o seu cultivo depende da utilização de técnicas específicas, realizadas e conseguidas pelo homem e de cuidados de manutenção especiais para que dure por muitos anos.

Tipos de Bonsai

Existem muitos tipos de Bonsai e podem ser encontrados exemplares de vários tamanhos, sendo que a maioria pode medir entre 5 cm e 90 cm de altura. Existem 4 tipos de Bonsais e são classificados como:

Mame, com até 12cm;
Shohin, com até 25cm;
Chuin, que chega a 45cm;
Chumono, até 90cm;

Estilos de Bonsai

Os Bonsais também recebem uma denominação de estilo conforme as suas formas. Na natureza existem árvores que crescem em formas bastante variadas, na arte do Bonsai essas formas são imitadas através de técnicas de cultivo, amarração do caule e poda da copa da planta de forma que se consiga o efeito desejado.

Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direcção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo

Han-kengai: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore caindo a um nível abaixo da borda do vaso, mas não chega a altura da base do vaso.

Fukinagashii: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.

Chokan: Estilo erecto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos.

Moyogi: Estilo erecto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direcção à medida que cresce, embora mantendo uma posição geral mais ou menos erecta. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.

Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direcção.

Espécies de Bonsais

Como já mencionamos um Bonsai pode ser conseguido a partir de muitas espécies, e são criados através de técnicas de cultivos especiais, portanto podemos encontrar diversas espécies de Bonsais como:

Acer, Amora, Ameixeira, Acerola, Aroeira, Buxinho, Camboim, Carmona, Castanha do Maranhão, Pinheiro, Cerejeira, Dama-da-noite, Eugénia, Romã, Resedá, Fícus, Gabiroba, Ilex, Macieira, Ipê, Jabuticaba, etc.

Um Bonsai pode demorar muitos anos a se desenvolver, e como citado, os efeitos são conseguidos em razão da aplicação da técnica e cuidados com a planta ao longo desses anos. Alguns exemplares de Bonsais podem custar milhares de dólares, isso deve-se ao tipo de planta, anos de cultivo, origem, etc.

Como cuidar de um Bonsai

O Bonsai é uma planta ou uma árvore em miniatura delicada e por isso é necessário trata-la como tal. Um Bonsai é uma obra de arte que demorou muitos anos para ser conseguido e portanto deve ser tratado com todo cuidado.

Para que saber como cuidado do seu Bonsai é muito importante informar-se sobre a qual espécie ele pertence e como deve ser cuidado, já que cada espécie pode requerer cuidados diferenciados.

O ideal é que o Bonsai seja colocado em um ambiente arejado e aberto como varandas ou jardim, posicionado de forma que receba o sol directo na parte da manhã ou então após as 16 horas. Podem estar em ambientes interiores porém não mais que 3 dias.
Mais uma vez enfatizamos que os cuidados com o seu Bonsai dependerão da espécie a que pertence.

Mude sempre o posicionamento do vaso para que o Bonsai receba o sol de forma uniforme evitando assim que os galhos inclinem-se só para uma direcção para captar a luz solar.

A rega deve ser feita com regularidade, observando para que o solo não fique encharcado de água, o que poderia levar ao apodrecimento da raiz.

A adubagem e a poda devem ser feita por pessoas que tenham conhecimento na arte do Bonsai, não arrisque fazer sozinho ou sem antes receber orientações de um especialista em Bonsai.

Bonsai como Símbolo de Prosperidade

O Bonsai por ser considerado uma arte de cultivo especial também apresenta muitas simbologias na cultura oriental, dentre muitas acredita-se que quando alguém recebe um Bonsai, é um prenúncio de que esta pessoa terá muita prosperidade em breve. Para além da prosperidade, o Bonsai é o símbolo máximo da dedicação, concentração, paz, serenidade, harmonia, equilíbrio e felicidade.

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥

Populares