Siga-nos nas redes Sociais

Espaços

Conheça o significado das tradicionais Cores do Natal

Publicado

em

Conheça o significado das tradicionais Cores do Natal

São várias as cores tradicionalmente associadas ao Natal, dentre elas citamos as principais, o vermelho, o verde e o dourado; mas qual o significado destas tradicionais cores do Natal utilizadas nas decoração? A maioria das cores e seus significados tem origem em antigas tradições do norte da Europa, quando o Natal ocorre na estação do inverno, um período bastante frio e de dias mais curtos e escuros.

Estas tradições de cores e rituais natalinos famosos em todo o mundo perduram há muitos séculos, e cada uma delas tem seu significado especial.

Significado da Cor Verde no Natal

Muitos são os significados atribuídos à cor verde e ao azevinho de Natal. Um dos significados mais conhecidos do azevinho, refere-se ao facto desta planta ser originalmente usada nos tempos pré-cristãos para afastar os maus espíritos e celebrar um novo crescimento durante os festivais do solstício de inverno. Os cristãos passaram a utilizar o azevinho para simbolizar a coroa de espinhos que Jesus usou quando foi crucificado e suas bagas vermelhas para simbolizar o sangue derramado.

O azevinho também lembravam às pessoas que a primavera chegaria e que o inverno não duraria para sempre! Os romanos trocavam ramos perenes durante o mês de janeiro como um sinal de boa sorte. Os antigos egípcios costumavam trazer ramos de palmeira para dentro de suas casas durante os festivais de inverno.

Atualmente a cor verde é representada pelos pinheiros de Natal naturais, pelo azevinho de natal e demais acessórios que podem compor a decoração natalina da casa em suas diversas tonalidades.

Significado da cor vermelha no Natal

A utilização da cor vermelha no Natal, é atribuída por alguns as maçãs da árvore do paraíso. A cor vermelha também representa a cor das bagas de azevinho, que dizem representar o sangue de Jesus quando ele morreu na cruz.

O Vermelho é também associado ao Natal, devido a cor das vestes de São Nicolau, bispo russo que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa. A cor vermelha serviu também para a farda do Pai Natal. Personagem Natalino inspirado nas obras de caridade de são Nicolau e que no Natal saiu em seu trenó voador puxado por renas mágicas, a distribuir presentes para todas as crianças do mundo.

Significado da Cor Dourada no Natal

O ouro foi um dos presentes oferecidos ao menino Jesus por um dos magos e tradicionalmente é a cor usada para mostrar a estrela que os magos seguiram. Uma estrela dourada de cinco pontas no topo da árvore de Natal simboliza a estrela-guia. O dourado também está relacionado ao brilho do fogo, elemento que aquece o inverno no hemisfério norte durante a quadra natalícia.

Significado da Cor Branca no Natal

O branco é associado à pureza e paz nas culturas ocidentais, o branco simboliza também a neve que cai em alguns países no hemisfério norte. A cor branca também é utilizada pela maioria das igrejas como a cor do Natal, quando o altar é coberto com um pano branco.

Significado da Cor Azul No Natal

A cor azul é associada a Maria, a mãe de Jesus e a cena bíblica de Maria sendo visitada pelo anjo Gabriel e a receber a anunciação de que seria mãe do menino Jesus. Na era medieval, as tintas azuis eram raras e caríssimas, portanto, seria uma cor somente utilizada por famílias reais e pessoas muito ricas. Santa Maria, mãe de Jesus, era frequentemente pintada de azul para mostrar que era muito importante e ter o destaque merecido. O azul também pode representar a cor do céu e dos anjos celestiais.

Este ano, mais uma vez a Lizgarden irá criar produtos exclusivos em arranjos florais e decorações natalinas para você celebrar o Natal com tudo o que tem direito em sua casa ou empresa. A Lizgarden tem uma equipa de profissionais especializados em designer floral que poderá inclusivamente realizar um projeto de decoração exclusivo para sua casa ou empresa de acordo com as suas expectativas.

Para maiores informações poderá contactar-nos através do telefone (351) 218 429 960, que teremos todo o gosto em ajuda-lo.

Visite nossa loja online: Lizgarden

Conheça nossa página no Facebook: – Lizgarden

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥

Populares