Existem muitos tipos de Orquídeas, com mais de 25.000 espécies no mundo e mais de 100.000 variedades, apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, excepto na Antárctida; predominando nas áreas tropicais.
O nome orquídea é derivado da palavra grega “orkhis”, que corresponde à palavra testículos, dado que existem registos onde o filosofo grego Teofrasto de Lesbos, descreve cerca de 300 a.C. uma planta com dois pequenos tubérculos subterrâneos que pela sua visão assemelhavam-se a anatomia masculina, sendo por isso também uma flor associada a virilidade.
Por mais de 2.500 anos as orquídeas têm fascinado a humanidade e foram utilizadas no passado em poções curativas, afrodisíacos, para decoração e ocuparam grande papel nas superstições. Na China um dos grandes apreciadores das Orquídeas foi o filósofo Confúcio que sentia-se fascinado pelo seu perfume e beleza, relacionando esta linda flor com a delicadeza de sentimentos, amor, pureza e elegância.
A partir do século XVI diversos trabalhos foram publicados na Europa, onde os registos sobre orquídeas ficaram cada vez mais abundantes. A primeira orquídea introduzida na Europa foi um exemplar de Brassavola nodosa que chegou na Holanda em 1615.
Durante a era vitoriana, o simbolismo das orquídeas mudou para o luxo, as orquídeas eram encontradas apenas nos trópicos e eram extremamente raras. Portanto, os vitorianos coleccionavam orquídeas exóticas como sinal de luxo, riqueza e sabor refinado. Quando dada como presente, quanto mais rara era a orquídea, mais profundo era o seu amor e paixão pelo receptor. Hoje esse senso de magnificência e esplendor artístico continua, com orquídeas representando uma beleza rara e delicada.
Nos dias de hoje, a Tailândia tem especializando-se na produção de flores de orquídeas para exportação para grandes cidades ao redor do mundo.
O perfeito cultivo das Orquídeas
Para quem pretende dedicar-se ao cultivo de orquídeas a sugestão é antes de tudo estudar as diversas espécies que pelas quais nutre apreço.
O primeiro passo para cultivar uma orquídea com sucesso é a identificação correcta da espécie.
Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região. Cada espécie dá-se bem a um tipo de clima regional.
Posto isso deverão ser seguidos rigorosamente os requisitos para iluminação, o regime de regas, o substrato a ser utilizado, e outros factores necessários para o êxito no cultivo.
Existem em todos os países associações especializadas destinadas a auxiliar e orientar os orquidófilos. Frequente uma associação de orquidófilos para partilhar experiencias e informações com quem entende do assunto.
Cores e simbolismo da Orquídea
Embora as orquídeas tenham uma reputação de serem símbolos de fertilidade e elegância, as diferentes orquídeas coloridas têm uma gama diversificada de simbolismos.
Orquídeas brancas: Simbolizam inocência e pureza, prosperidade, além de elegância e reverência.
Orquídeas cor-de-rosa: Simbolizam feminilidade, sedução, sensualidade, graça e alegria.
Orquídeas amarelas: Simbolizam amizade e novos começos. São grandes presentes para um amigo comemorar uma conquista.
Orquídeas roxas: Simbolizam realeza e admiração e são tradicionalmente dadas como um sinal de respeito.
Orquídeas laranja: Simbolizam orgulho, entusiasmo e ousadia.
Orquídeas Verde: Pensa-se que as orquídeas verdes trazem boa sorte e bênçãos. Eles representam boa saúde, natureza e longevidade.
Curiosidades sobre as Orquídeas
A Orquídea cor-de-rosa é a cor do romantismo. É famosa por ser a flor do “14º e do 25º aniversário de casamento de um casal”. Portanto, o significado dessa orquídea rosa não poderia ser outro senão o de sedução e sensualidade. É um presente perfeito também para quando você está em um novo relacionamento e quer seduzir seu parceiro.
As orquídeas são conhecidas por sua fragrância e são amplamente usadas em perfumes e aromaterapia. O extracto de baunilha, um intensificador de sabor comummente na culinária em pratos doces e salgados, é na verdade derivado da planta de orquídea de baunilha.
As plantas e flores da orquídea variam em tamanho e forma. Muitos crescem no sub-bosque das florestas tropicais, produzindo flores delicadas em uma ampla variedade de cores. Enquanto algumas são plantas minúsculas, com apenas alguns centímetros de altura, outras como a orquídea Vanilla crescem em trepadeiras.
A orquídea também tem aplicações medicinais. Na China, a orquídea é cultivada há milhares de anos e é usada como remédio natural para tosse, doenças dos rins, pulmão, estômago e olhos.
Acredita-se também que as Orquídeas sejam afrodisíacos poderosos, em muitas culturas, incluindo Grécia e China.
A menor orquídea do mundo cresce com apenas 2 mm de largura e suas flores têm apenas uma célula de espessura.
No Japão, a espécie de Orquídea Neofinitia falcata, orquídea miniatura que pode crescer até aos 15 cm, mas cujo tamanho médio ronda os 7-8 cm; tem uma longa história associada à cultura Samurai. Esta flor incrível foi apreciada pela realeza japonesa devido à sua impressionante folhagem e fragrância. Está associado à riqueza e nobreza. Os guerreiros samurais viajavam por toda parte em busca desta orquídea e as traziam de volta à corte real. Se tivessem sucesso em sua missão, eram considerados extremamente corajosos.
Os astecas, por outro lado, aparentemente bebiam uma mistura de orquídea baunilha e chocolate na crença de que isso lhes daria poder, força, e coragem para enfrentar trabalhos árduos ou duras batalhas para os quais eram designados.
Algumas espécies de Orquídeas por sua raridade podem custar verdadeiras fortunas e muitas são procuradas por coleccionadores entusiastas internacionais por suas flores raras, duradouras e recordistas.
Se você aprecia Orquídeas mas não pretende dedicar-se ao cultivo, ou seja, apenas pretende te-las em sua casa como decoração, invista nessa ideia as Orquídeas são uma excelente escolha, pela sua beleza e elegância! Com uma vasta lista de cores e espécies, seja envasadas ou em ramos, as Orquídeas são também o presente ideal para homenagear alguém que nos é querido.