Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Dia de São Valentim – Presentes, flores e romance

Publicado

em

Dia de São Valentim

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é comemorado em alguns países anualmente no dia 14 de Fevereiro, no qual se celebra o amor entre casais enamorados. Em diversos países, doces, flores e presentes são trocados entre os apaixonados, tudo em nome de São Valentim. Mas quem é esse santo misterioso e de onde vêm essas tradições? Descubra a história do Dia de São Valentim, desde o antigo ritual romano de Lupercalia, até os costumes de entrega de cartões da Inglaterra em séculos passados.

A história do Dia dos Namorados – Dia de São Valentim

São Valentim é o santo padroeiro dos casais apaixonados. A história deste santo está envolta em muito mistério e há diversas versões para a origem da história da celebração do Dia dos Namorados.

A Igreja Católica reconhece pelo menos três santos diferentes chamados Valentim ou Valentino, todos eles foram martirizados. A versão mais famosa da história de São Valentim está ligada a tradição cristã e de Roma Antiga.

Reza a lenda que Valentim era um bispo que viveu no século III em Roma. Neste período o famoso e implacável Imperador Cláudio II decidiu que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles que eram casados e tinham filhos e esposas; sendo assim proibiu que jovens soldados se casassem, obrigando-os a servir o Império e a viverem uma vida celibatária.

Valentim, em desacordo com a lei imposta pelo Imperador, revoltou-se e passou a realizar casamentos para jovens apaixonados em segredo. Quando o Imperador Cláudio II descobriu que havia sido enganado por Valentim, ordenou que ele fosse decapitado.

Outras versões sugerem que Valentim pode ter sido morto por tentar ajudar os cristãos a escapar das prisões romanas, onde os prisioneiros eram frequentemente espancados, torturados e mortos.

Uma outra versão da lenda de São Valentim, conta que um jovem prisioneiro de nome Valentine, se apaixonou pela filha do seu carcereiro que costumava visitar a cadeia. Antes de ser enviado para a morte, o jovem escreveu uma carta romântica endereçada a jovem apaixonada, na qual se despedia dela a assinar: “From your Valentine”. Sendo então instituída a data de celebração do Dia dos Namorados, a data do aniversário da morte ou enterro do jovem Valentine – o que provavelmente ocorreu por volta de 270 d.C. Porém não há nada que confirme esta versão, é apenas uma mera suposição que nasceu em histórias contadas através dos tempos.

Em todas as lendas, Valentim é descrito como uma homem corajoso, simpático e heróico, por isso essa imagem se popularizou ao longo dos últimos séculos por todo o hemisfério norte.

Outros relatos contam que a data de 14 de Fevereiro foi escolhida para “cristianizar” a celebração pagã de Lupercalia. Celebrada no dia 14 de Fevereiro, Lupercalia era um festival de fertilidade dedicado a Lupercus, deus dos pastores, Fauno deus romano da agricultura e Flora Deusa das Flores, bem como aos fundadores de Roma, os gémeos Rômulo e Remo.

Neste festival a pele de cabras eram retiradas no animal, e posteriormente a população saia as ruas e batiam gentilmente no corpo das jovens solteiras com a pele da cabra. Longe de ter medo, as mulheres romanas acolheram com agrado o toque das peles, porque se acreditava que as tornariam mais férteis no próximo ano. Posteriormente a esta festa, todas as jovens solteiras da cidade colocariam seus nomes em uma grande urna para que os homens solteiros da cidade escolhessem um nome para que no ano a seguir se casasse com o nome sorteado.

O festival Lupercalia sobreviveu à ascensão inicial do cristianismo, mas foi proibido – como era considerado “não cristão” – no final do século V, quando o papa Gelasius declarou o dia 14 de Fevereiro no dia de São Valentim.

A data 14 de Fevereiro na Europa

Na idade Media era comum dizerem na França e na Inglaterra que 14 de Fevereiro era o início da época de acasalamento de pássaros, o que aumentava a idéia este dia deveria ser um dia romântico, dando ainda mais força para que a data se consolida-se entre a sociedade da época.

A menção ao Dia dos Namorados mais antiga registada em papel que se conhece, ainda existente hoje em dia, foi um poema escrito em 1415 por Charles, duque de Orleans, para sua esposa enquanto ele foi preso na Torre de Londres após sua captura na Batalha de Agincourt.

Comemorações típicas do Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é comemorado no Canadá, México, Reino Unido, França, nos Estados Unidos, Austrália e outros países. Na Grã-Bretanha, o Dia dos Namorados começou a ser comemorado popularmente por volta do século XVII.

No século XVIII, na Inglaterra, amigos e enamorados de todas as classes sociais trocavam pequenos gestos de carinho, flores ou anotações manuscritas.

Nos Estados Unidos, os cartões impressos se popularizaram em 1840, quando Esther A. Howland começou a vender os primeiros cartões produzidos em massa nos Estados Unidos. Howland. Estes cartões eram feitos com rendas reais, fitas e desenhos coloridos. Eram destinados a acompanhar lindos ramos de flores.

Atualmente em todo o mundo, a data costuma ser a mais celebrada, estando apenas atrás do Natal e do Dia da Mãe. Enamorados de todas as idades compram flores, chocolates, presentes e cartões românticos para celebrarem esta data importante na união de um casal.

Dia dos Namorados - Presentes

O Dia dos Namorados pelo mundo

No Brasil a data é celebrada a 12 de Junho, véspera do Dia de Santo António, tido no país como santo casamenteiro, porém dizem que esta data foi escolhida por uma estratégia de marketing desenvolvida pelo famoso publicitário João Dória; que em 1948 se apercebeu que após o mês de Maio, mês das Mães, as vendas tinham uma queda vertiginosa. Sendo assim como grande visionário que era estabeleceu a data 12 de Junho como a data a ser celebrada pelos enamorados do Brasil, conseguindo desta forma fomentar as compras também no mês de Junho.

Na Finlândia a data é comemorada em 14 de Fevereiro entre amigos e recebe o nome de Dia dos Amigos, ou Dia da Amizade. Neste dia amigos trocam presentes como flores, chocolates e cartões.

No Japão a data também é celebrada a 14 de Fevereiro, e somente as mulheres oferecem presentes. Também é uma data celebrada entre amigos e familiares. Sendo o presente mais comum os ramos de flores.

Na Turquia, o Dia dos Namorados, ou Sevgililer Günü é também celebrado a 14 de Fevereiro e os apaixonados enviam bouquets de flores e chocolates.

Na Europa como um todo a data tem grande importância e os casais trocam presentes, no que incluem-se uma jóia, um perfume, chocolates, e flores, muitas flores. ♥

Que flores escolher oferecer no Dia dos Namorados?

Rosa

A Rosa é a rainha das flores, e a flor mais escolhida para oferecer no Dia dos Namorados. Isto deve-se a beleza desta flor e a toda a simbologia que a envolve pelos significados das cores.

Tulipa

A Tulipa é a segunda flor mais oferecida no Dia dos Namorados, e assim como a rosa, esta flor também tem toda uma simbologia de cores que a envolve.

Orquídeas

Consideradas clássicas e elegantes, as Orquídeas são as flores escolhidas pelos apaixonados mais conservadores.

♥ Flores o melhor presente para qualquer data ♥

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR.

Fonte: History / BBC

Populares