Siga-nos nas redes Sociais

Espaços

Origem do Dia dos Fiéis Defuntos (Finados) ou Dia dos Mortos

Publicado

em

Origem do Dia dos Fiéis Defuntos (Finados) ou Dia dos Mortos

O Dia de Finados como é chamado no Brasil, Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos como é chamado em diversos países do mundo tem sua origem no povo asteca há mais de 1.000 anos. Na antiguidade os astecas utilizavam caveiras para celebração dos mortos, esses crânios eram colocados nos templos como forma de relembrar os que partiram.

O Dia de Muertos no México surgiu a partir de uma mistura do festival asteca dedicado à deusa Mictecacihuatl, “senhora dos mortos” , que segundo reza a lenda, ela zela pelos ossos dos mortos e engole as estrelas durante o dia.

No século XVI, os espanhóis dominaram a região onde hoje é o México, e desde então muitas tradições locais com séculos de rituais, como o culto a deusa Mictecacihuatl, foram alteradas. Foi então instituído pela igreja católica que o dia 1 de novembro seria o dia de todos os santos e o dia 2 de novembro o dia dos mortos.

As comemorações tradicionais no México, país que deu origem ao Dia dos Mortos

Especificamente no México nestes dois dias as celebrações giram em torno da criação de um altar em homenagem aos entes queridos que partiram, onde são colocados fotos, cartas, poemas, e objetos que pertenceram ao falecido como forma de simbolizar a sua presença na memória de todos.

Entretanto em algumas regiões do México o culto e ritual de homenagem aos falecidos poderá ter variantes diferenciadas com elementos únicos.

As flores utilizadas no México em homenagem aos mortos

As flores em especial são tradicionalmente escolhidas, a flor Cempasúchil (conhecida em alguns locais como flor de calêndula), graças à sua cor e aroma é um dos elementos mais representativos das oferendas aos mortos.

A tradição é fazer caminhos com as flores do cempasúchil, desde o caminho principal de entrada da casa até o altar montado num local especial para guiar as almas aos altares.

As Margaridas ou Malmequeres também são utilizadas devido ao seu forte aroma, que segundo a crença popular, guia os mortos até o altar onde estão a ser realizadas as homenagens póstumas.

Simbologia da Caveira Catrina no México

La Calavera Catrina foi criada no início do século XX pelo Sr. José Guadalupe Posada, como forma de zombar os políticos da época dando ênfase a política revolucionária, religião e morte.

La Calavera Catrina é uma gravura de zinco de 1910 com um esqueleto feminino. Um ano antes do início da Revolução Mexicana em 1911, folhetos foram distribuídos com a seguinte frase provocativa: “Aqueles garbancerasque (grão-de-bico) que hoje estão cobertos de maquiagem acabarão como crânios deformados”.

Após este feito, La Calavera Catrina foi incorporada em diversos eventos para celebração do dia dos mortos e até hoje isso ainda ocorre.

O Dia dos Mortos nos Estados Unidos

O Dia dos Mortos nos Estados Unidos da América, é comemorado anualmente nos dias 1 e 2 de novembro. Às vezes é confundido com o Halloween por causa dos crânios simbólicos, mas não tem nenhuma relação. Diz-se que no dia 1 de novembro as crianças falecidas voltam a visitar e festejar como anjos e no dia seguinte, 2 de novembro, é a vez dos adultos falecidos comparecerem em forma de espirito para as festividades.

A celebração é preparada com várias semanas de antecedência, altares são criados, cemitérios e campas decoradas com flores, e alimentos específicos são preparados para estes dois dias.

Celebração do Dia dos Mortos em países da América Latina

O México não é o único país que celebra o Dia dos Mortos. Muitos outros países latinos, como Colômbia, Equador, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Peru e Venezuela, todos têm suas maneiras distintas de receber de volta seus entes queridos falecidos Trata-se de um momento espiritual para as famílias se reunirem e refletirem.

As tradições e os costumes variam de acordo com o país, mas as crenças básicas permanecem as mesmas. Mesmo no México, os costumes variam dependendo da área no México

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é comemorado em várias partes da Europa, mas não chega nem perto do equivalente às celebrações festivas do Dia dos Mortos no México.

Celebração do Dia dos Mortos ou Finados em Espanha

Em Espanha, as pessoas regressam às suas cidades natais e visitam os cemitérios nos quais seus entes queridos estão enterrados. As campas são enfeitadas com flores durante a noite. Durante o dia ocorrem em diversas cidades desfiles em ruas emblemáticas em honra aos mortos.

Celebração do Dia dos Mortos ou Finados no Brasil

No Brasil o Dia dos Mortos ou Finados é celebrado no dia 2 de novembro, e não existe nenhum ritual ou celebração específica para este dia. Em geral a população católica e espiritualista neste dia visita os cemitérios, levam flores para enfeitar os túmulos, acendem velas e mandam rezar missas em homenagem ao falecido.

Celebração do Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos em Portugal

Em Portugal, o Dia dos Mortos, ou Dia dos Fiéis Defuntos, é celebrado em 1 novembro, Dia de Todos-os-Santos. A explicação para que a celebração dos mortos ocorra, no Dia de Todos-os-Santos, pode ser justificada pelo facto de dia 1 de novembro (Dia de Todos os Santos) ser feriado e o dia 2 (Dia dos Finados), não.

Neste dia, milhares de Portugueses rumam aos cemitérios e viajam de volta às suas terras, para prestarem homenagem ao ente querido. Para os católicos, é dia de penitência e recolhimento. As campas são enfeitadas com flores discretas e sóbrias, e velas são acesas para guiar a alma do falecido.

Flores para homenagear os falecidos

Nesta data especial, a Lizgarden tem diversas opções em arranjos florais para ser colocado sobre a campa e desta forma marcar sua presença de forma carinhosa e respeitosa na última morada de seus entes e amigos queridos falecidos.

Caso tenha alguma dúvida teremos todo o gosto em ajuda-lo, não hesite em nos contactar através do telefone (351) 218 429 960

Poderá também ver as opções que temos na categoria: Flores para Funeral / Pesâmes

Conheça nossa página no Facebook: – Lizgarden

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥

Fonte Imagem: Freepick
(created by wirestock)

Populares