A Prímula, é uma espécie de flor da família Primulaceae, encontrada no oeste e sul da Europa, é também conhecida como Prímula inglesa para distingui-la de outras espécies de Prímulas. A Prímula inglesa, chamada de Primrose no Reino Unido, é uma das primeiras flores a florescer na Primavera, por isso também por vezes é chamada de arauto da Primavera e considerada uma flor portadora de boas novas.
O gênero Prímula apresenta-se em pelo menos 500 espécies e um número quase infinito de híbridos e derivados. A maioria são perenes de vida curta e não muito fáceis de cultivar.
Como plantas de jardim, as Prímulas são geralmente plantadas em jardins, em vasos ou floreiras antes do início da primavera. Podem ser plantadas a partir de sementes, entretanto é bom ressaltar que demoram para germinar e demoram ainda mais para crescer até a maturidade da floração. Além disso, as mudas precisam de resfriamento especial que é difícil de acomodar quando o cultivo é iniciado dentro de casa ou em nosso jardim; por isso sugerimos que adquira a sua Prímula já germinada e com flor desabrochada numa florista que irá fornecer toda a informação para a manutenção adequada desta flor.
A Prímula e a realeza britânica
O significado do nome Prímula vem do latim primus, que significa “primeiro”, o nome está relacionado a floração da planta que se dá no final do inverno, pois a Prímula floresce antes de muitas outras espécies.
Alguns relatos históricos mencionam a flor Prímula como uma das preferidas da rainha Vitória, sendo a referida rainha muito querida pelo seu povo, a flor passou a ser comparada a ela no que diz respeito as suas características pessoais; a Prímula passou então a ser mencionada como uma flor de sublime beleza, símbolo de delicadeza, pureza e bondade.
As cores da Prímula
As Prímulas podem ser encontradas em diversas cores vibrantes como amarela, laranja, vermelha, roxa, violeta, e branca entre outras, tendo a sua parte central geralmente na cor amarela. Consolida-se como uma flor de delicado perfume e muitas vezes utilizada em produtos cosméticos.
O cultivo da Prímula
A Prímula é uma flor muito frágil e de cultivo difícil, requer muitos cuidados de manutenção e duram pouco tempo. Manter a Prímula longe dos raios solares plantadas em um solo constantemente húmido e enriquecido com matéria orgânica pode ajudar a manter a flor mais vivaz por mais tempo.
A floração costuma durar todo o verão e, em algumas regiões, elas continuarão a colorir o outono com suas cores marcantes.
A Prímula utilizada para fins medicinais
Algumas espécies de Prímula possuem pétalas que podem ser utilizadas na culinária, suas pétalas de sabor doce acrescentam um sabor especial a muitas receitas de chefes de cozinha famosos em todo mundo.
A Prímula para fins medicinais é utilizada por fitoterapeutas no tratamento de inflamações, infecções, cansaço, prevenção do envelhecimento e prevenção de problemas cardíacos. Mas lembre-se a Prímula e demais plantas e flores medicinais só devem ser utilizadas sob a orientação de um profissional especializado em fitoterapia.
As lendas da Prímula
Existem várias lendas relacionadas a Prímula. Todas elas de cunho mágico e misterioso, sempre relacionados a religião católica; e como o próprio nome já diz, são lendas.
Uma das lendas refere-se a Adão e Eva. Adão ao narrar à Deus que havia comido a maçã por sugestão de Eva, Deus como forma de castigo a mulher, determinou que além de ser expulsa do Paraíso, Eva sangraria uma vez por mês. Eva, em desespero caiu em prantos, suas lágrimas ao caírem em solo fértil transformaram-se numa semente que deu origem a flor Prímula. Posto isso, segundo a sabedoria popular, dizem que o chá da flor Prímula é benéfico para amenizar os sintomas da TPM, possuindo propriedade calmantes e relaxantes.
A segunda lenda conta-nos que São Pedro dormia em sua casa no Céu quando acordou sobressaltado com um barulho muito forte vindo das portas do fundo da casa. Atordoado São Pedro levantou-se rapidamente para ver do que se tratava. Quem pretendia entrar pelas portas do fundo do Céu? São Pedro acaba por tropeçar e deixar cair as chaves que abriam a porta da frente das portas do Céu, na terra de seu jardim; imediatamente naquele local, segundo a lenda, floresceram Prímulas amarelas.
Em referência a lenda de São Pedro, em alguns países da Europa como Alemanha a Prímula também é conhecida vulgarmente como “pequenas chaves do céu”, no Reino Unido a Primrose também é chamada de “flor das chaves” ou ainda “flor de Pedro”.
A Prímula também está relacionada a Deusa Freya na mitologia nórdica associada a luxúria, beleza, feitiçaria, fertilidade e ouro, tendo inclusive uma espécie chamada Prímula Freya. Segundo a lenda, a Deusa Freya utilizava a Prímula em poções milagrosas que contribuíam para a cura de algumas doenças. As poções de amor que Freya produzia com a Prímula eram capazes de fazer qualquer homem se apaixonar perdidamente por uma mulher. Como dissemos acima, são lendas.
Esperamos que tenha apreciado conhecer um pouco mais sobre esta linda flor, a delicada Prímula.
Conheça também a infinidade de opções de flores que temos em nossa loja online para que você possa presentear a sua cara metade, o seu ente querido ou um amigo querido. A Lizgarden conta com mais de 27 anos de experiência em entrega de flores em todo o país. Surpreenda quem você ama.
Estamos disponíveis através da nossa loja online: LIZGARDEN
Caso tenha alguma dúvida não hesite em nos contactar através do telefone (351) 218 429 960 LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥