O Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã, é o sexto domingo da Quaresma e o último domingo antes da Páscoa. A data celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento mencionado em cada um dos quatro Evangelhos canônicos, lista de textos (ou “livros”) religiosos aceitos como sendo inspirados por Deus.
O relato bíblico do Domingo de Ramos pode ser encontrado em todos os quatro Evangelhos: Mateus 21: 1-11; Marcos 11: 1-11; Lucas 19: 28-44; e João 12: 12-19
O Domingo de Ramos marca o primeiro dia da Semana Santa e sua celebração dá-se através da distribuição entre os fiéis de ramos de palmeira ou ramos de outras árvores locais que representem os ramos de palmeira, em alusão a multidão que espalhou-se diante de Cristo quando ele entrou em Jerusalém sendo saudando-o com ramos de palmeiras nativas.
Essa narrativa dá-se no evangelho de João, “pegaram ramos de palmeira e saíram ao seu encontro” (12:13 HCSB). Segundo os textos canônicos, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de palmeiras.
Em muitos lugares no Oriente Próximo antigo, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à frente de alguém que merecesse grandes honras. Assim foi feito, a multidão aclamou Jesus lançando suas vestes e ramos de palmeiras pelo caminho onde ele passava.
A Palavra de Deus nos diz que as pessoas cortavam ramos de palmeira e os agitavam no ar, colocando-os no chão diante de Jesus enquanto Ele entrava na cidade. O ramo de palmeira representava bondade e vitória e era um símbolo da vitória final que Ele logo cumpriria sobre a morte.
As multidões que iam à sua frente e as que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!” (Mateus 21: 9, NIV). O jumento significa mansidão e paz, uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Sendo assim a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumento demonstraria que ele seria um “príncipe da paz” e não um rei guerreiro.
O simbolismo da Palma é bastante significativo no Cristianismo tanto que muitos santos são representados com uma palma não mão ou aos seu pés, a palma na mão representa a vitória, ou seja, a vitória do espírito sobre a carne, Apocalipse 7: 9. A palma também é frequentemente associada ao símbolo da paz, fim de um conflito ou disputa.
Em alguns países as folhas de palmeira são guardadas para serem queimadas na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte. A Igreja Católica considera as folhas abençoadas no Domingo de Ramos como sagradas. Em algumas localidades não existem palmeiras, pelo que são utilizados os ramos de outras árvores, tais como o loureiro ou a oliveira.
A Liturgia e celebração do Domingo de Ramos nas Igrejas
O Domingo de Ramos é marcado por uma procissão, que geralmente se inicia numa capela ou ponto especifico da cidade e termina na igreja onde será celebrada missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote que proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém. A procissão é prosseguida com orações e cânticos rumo à igreja principal. Nesta procissão, canta-se o solene canto chamado “Hino ao Cristo Redentor”.
Muitas igrejas, incluindo tradições Luterana, Católica Romana, Metodista, Anglicana, Ortodoxa Oriental, Morávia e Reformada, distribuem ramos de palmeira para a congregação no Domingo de Ramos para as observâncias habituais. Essas observâncias incluem a leitura do relato da entrada de Cristo em Jerusalém, o transporte e o agitar de ramos de palmeira em procissão, a bênção de palmeiras, o canto de hinos tradicionais e a confecção de pequenas cruzes com folhas de palmeira.
A lição do Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos passa-nos uma mensagem realista da vida onde sua celebração tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recorda sua Paixão, já que ambas as datas estão interligadas com separação de apenas uma semana. Recorda-nos que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta.
Celebre o Domingo de Ramos
Você também pode celebrar o Domingo de Ramos de uma forma especial oferecendo uma bonita planta a um familiar querido, a um amigo, ou um vizinho como forma de saudar Jesus Cristo e a paz que está data representa no seio da religião Cristã.
Ao oferecer uma planta a uma pessoa especial nesta data, lembre-se de junto colocar um bonito cartão com o significado especial desta data para todos que os que seguem os ensinamentos de Jesus.
Temos certeza de que este gesto será muito apreciado por quem receberá este presente, pois para além de simbolizar paz, significa que você se lembrou desta pessoa numa data tão significativa.