Apesar de estarmos a atravessar uma pandemia mundial e estarmos num período de confinamento, os funerais continuam a ser permitidos em Portugal. Segundo as medidas anunciadas pelo Governo neste início de janeiro de 2021, para fazer face à pandemia de covid-19, os funerais terão número reduzido de pessoas, porém podem sempre estar presentes o cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes e afins.
O decreto do Governo Português permite a realização de cerimónias religiosas, incluindo “celebrações comunitárias”. O documento prevê a fixação de um limite máximo de presenças, a determinar pela autarquia local que exerça os poderes de gestão do respetivo cemitério.
Participação no funeral
Você poderá dar o seu contributo durante o funeral, contacte os familiares para expressar a eles que você gostaria de acompanhá-los neste momento. Se for próximo da família peça permissão para ler um trecho de um texto bíblico, ou um texto escrito por si em homenagem ao falecido.
Os rituais de despedida são atos simbólicos que nos ajudam a expressar nossos sentimentos ante uma perda. Participar de alguma maneira da despedida da pessoa que morreu e acompanhar seus familiares enlutados pode nos ajudar.
Flores em forma de arranjos para funerais, deverão ser enviadas como uma forma de homenagear o falecido e demonstrar condolências aos familiares enlutados.
A despedida do ente querido
Diante de algumas restrições de distanciamento social, você provavelmente poderá não conseguir realizar uma despedida como gostaria ou conforme a sua tradição familiar, mas isso não significa que você não possa expressar esse último adeus com o amor, carinho, respeito e a saudade que você está a sentir.
Neste momento o envio de flores é de extrema importância. Qual gesto de carinho poderia demonstrar seus sentimentos senão o envio de flores? As flores traduzem diversos tipos de sentimentos, amor, carinho, saudades e respeito.
Por isso, apesar de todas as restrições que nos são impostas neste momento difícil que estamos a atravessar, jamais devemos deixar de lado nossos sentimentos de afeto ao falecido e solidariedade aos familiares. Agora mais do nunca é importante estarmos unidos e demonstrarmos nosso carinho.
Que tipo de flores enviar para um funeral?
As flores mais populares enviadas para funerais são os lírios, rosas, crisântemos, orquídeas e cravos delicadamente selecionadas e inseridas em arranjos fúnebres na forma de coroas, guirlandas, almofadas fúnebres, cruzes fúnebres e palmas de flores para funeral.
Estes arranjos de flores fúnebres devem ser entregues em uma casa funerária onde o velório será realizado, em uma igreja onde o corpo por ventura poderá estar em missa de corpo presente, ou ainda para outro local escolhido pela família para velar o falecido.
- Lírios: Representam a inocência restaurada da alma do falecido.
- Cravos: Na cor branca representam inocência; cravos na cor vermelha representam admiração, e os cravos em tons de rosa representam a lembrança eterna.
- Rosas: Rosas brancas expressam reverência, inocência e juventude, Rosas cor de rosa significam graça e gentileza, Rosas amarelas representam amizade e Rosas carmesim denotam tristeza profunda.
- Orquídeas: Independentemente da cor representam o amor eterno. Orquídeas Phalaenopsis e dendrobium são as espécies mais adequadas para serem utilizadas como flores para funerais ou como flores de simpatia.
Envio de flores para funerais em todo o país
A Lizgarden conta com mais de 27 anos de experiência, realiza entregas de flores para funeral em todo o País, entregas rápidas e seguras, e poderá auxilia-lo neste momento delicado, basta ligar para o telefone (351) 218 429 960
Ou ainda conhecer nossa loja online que apresenta inúmeras opções de flores para funerais: LIZGARDEN
Temos uma equipa de profissionais capacitados para fornecer toda a orientação quanto ao tipo de arranjo funerário que melhor se encaixe no que pretende para homenagear um amigo ou seu ente querido.
LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥
Fonte: CM