Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Cores de Rosas e seus Significados na hora de oferecer flores

Publicado

em

Cores de Rosas e Significados

As cores de Rosas e seus significados têm muita importância na hora de oferecer flores. Cada cor transmite uma mensagem e é sempre aconselhável antes de escolher qual a cor das flores que irá presentear a namorada, esposa, sogra, colega de trabalho ou um amigo, conhecer o significado e simbologia que envolve as cores de rosas.

A Linguagem das flores, também conhecida como floriografia, era um meio de comunicação da era vitoriana na qual o envio de flores e ramos florais eram usados para enviar mensagens codificadas, permitindo que as pessoas expressassem assim seus sentimentos através das cores das flores, que de outra forma não poderiam ser ditos.

Uma das flores mais oferecidas como prenda para celebração de uma data especial ou para declarar um sentimento à uma pessoa querida, é a Rosa. A Rosa é cultivada desde os primórdios, sabe-se que os orientais difundiram a espécie há 5.000 anos, porém foram encontrados fósseis de Rosas em sua espécie selvagem com cerca de 35 milhões de anos. Actualmente devido a cruzamentos realizados ao longo dos séculos, encontramos mais de 100 espécies de Rosas e nas mais variadas cores.

Em termos de simbologia a Rosa tem grande representatividade em muitas culturas e religiões, em Portugal a lenda mais famosa envolve a história da Rainha Santa Isabel e o milagre das rosas. Santa Isabel a rainha saiu do Castelo de Leiria numa manhã de Inverno para distribuir pães aos mais desfavorecidos. Surpreendida pelo soberano, que lhe inquiriu onde ia e o que levava no regaço, a rainha teria exclamado: São rosas, Senhor! Desconfiado, D. Dinis inquiriu novamente: Rosas, em Janeiro? D. Isabel expôs então o conteúdo do regaço do seu vestido e nele havia rosas, ao invés dos pães que ocultara.

Vamos conhecer abaixo as Cores de Rosas e seus Significados

Significado Rosa Cor-de-Rosa
Rosas Cor de Rosa

Rosas Cor-de-rosa

A Rosa Cor-de-rosa representa delicadeza, feminilidade, beleza, juventude e o amor. A cor Rosa cor está associada ao Chakra do coração e do amor. Significa também ternura, doçura e harmonia.

A Rosa Cor-de-rosa na Mitologia Grega está associada à Afrodite, deusa do amor. No Hinduísmo, a deusa do Amor Lakshmi nasceu de uma Rosa, simbolismo máximo da pureza, beleza, e perfeição.

Geralmente as rosas cor-de-rosa são oferecidas a jovens como presente de aniversário, às mães, às sogras, às tias, pois são neutras e delicadas.

Significado Rosas Vermelhas
Rosas Vermelhas

Rosas Vermelhas

A Rosa Vermelha é a representação máxima o amor. Significa sedução, desejo e paixão. Símbolo de Vénus, a deusa do amor, a rosa vermelha é o presente ideal para oferecer à esposa, à namorada em datas como a celebração de aniversário de namoro, como o aniversário de casamento, ou dia dos namorados.

Na religião as rosas vermelhas tem grande simbologia no Cristianismo, representam o sangue de Cristo, e no Islamismo, representa o sangue do profeta e dos seus dois filhos.

Significado Rosas Amarelas
Rosas Amarelas

Rosas Amarelas

A Rosa Amarela representa riqueza, o ouro, os raios do Sol, a energia e a prosperidade. Também simboliza respeito, alegria, amizade, porém há opiniões divergentes sobre o seu significado. Enquanto para alguns oferecer rosas amarelas significa amizade, para outros significa ter um interesse em aproximar-se da pessoa de forma afectiva.

Para outros estudiosos da flora, uma rosa amarela pode indicar ciúme e infidelidade. Essa lenda nasceu há muitos séculos quando o profeta Mohammed desconfiado da infidelidade de sua esposa Aisha , pediu ao Arcanjo Gabriel o ajudasse a descobrir se ela estava a cometer o adultério.

O Arcanjo Gabriel instruiu o Profeta Mohammed a retornar para sua casa e pedir que sua esposa Aisha atirasse o que estivesse em suas mãos na água. Se ela fosse fiel o que ela tinha atirado à água permaneceria da mesma cor, se não fosse, tornar-se-ia amarela. Ao chegar em casa Mohamed pediu que Aisha jogasse um ramo de rosas vermelhas numa fonte, quando de imediato as rosas transformaram-se em rosas amarelas, constatando assim a infidelidade da esposa.

Como citamos, trata-se apenas de uma lenda, e como tal deve ser considerada. Oferecer rosas amarelas é sempre uma forma clássica de presentear alguém, pois trata-se de uma cor alegre e que representa prosperidade e riqueza.

Significado Rosas Azuis
Rosas Azuis

Rosas Azuis

As rosas azuis não existem naturalmente, elas são resultados de diversos cruzamentos genéticos de várias espécies realizados em laboratórios japoneses. Geralmente a rosa azul simboliza mistério, espiritualidade e o alcance do inatingível. Algumas lendas dizem que elas trazem a quem as recebe a realização de um grande desejo. As Rosas Azuis podem ser oferecidas a um familiar, um amigo, uma amiga ou a uma pessoa especial.

Reza uma antiga lenda, uma das muitas lendas que envolvem a bela Rosa Azul, que um sultão queria casar sua filha, a jovem muito teimosa decidiu confrontar o seu pai, exigindo que só se casaria com um rapaz que oferecesse a ela uma rosa azul. Todos sabiam que isso era impossível, pois rosas azuis não existiam.

Muitos pretendentes tentaram, um deles esculpiu uma rosa numa safira, porem foi rejeitado pela filha do sultão que exigia uma rosa naturalmente azul. Outro pretendente seguindo as recomendações de uma alquimista local colocou uma rosa branca num corante azul para que adquirisse a cor desejada pela menina. A princesa muito inteligente ao receber a tal rosa, esmagou-a e viu que o seu fundo de pétala era originalmente branco. Este pretendente também foi rejeitado.

Certa tarde a jovem teve a beira da sua varanda, um bardo, um lindo jovem contador de poemas e histórias, pelo qual ela apaixonou-se perdidamente. O casal enamorado decidiu que iam se casar, porém a jovem lembrou-se do que havia dito ao seu pai, que só se casaria com um rapaz que trouxesse-lhe uma rosa azul. Desesperada desabafou com o rapaz a situação, mas teve uma brilhante ideia.

No dia a seguir o jovem bardo vai pedir a mão da filha ao Sultão, levando em suas mãos uma rosa cor-de-rosa. O sultão, avisou-o que a jovem não aceitaria, pois exigia que fosse uma rosa azul. Quando a jovem surgiu diante do rapaz, ela muito inteligente, olhou para a rosa e exclamou que nunca havia visto antes uma rosa azul tão linda, e assim conseguiu casar-se com o seu enamorado. O sultão ficou sem perceber nada, mas aliviado consentiu o casamento da filha com o bardo.

Significado Rosas Brancas
Rosas Brancas

Rosas Brancas

As Rosas Branca simbolizam a pureza, a inocência, a paz e a espiritualidade. Na antiguidade era comummente utilizada em forma medicinal para tratamento de diversos problemas de saúde femininos. Nos dias de hoje, a rosa branca é clássica, símbolo de elegância é amplamente utilizada em decoração de interiores e em cerimónias religiosas como casamento, batismo, primeira comunhão, etc.

As rosas brancas podem ser oferecidas como uma forma de expressar o sentimento de expectativa de iniciar uma relação amorosa sólida e duradoura. Também são escolhidas para serem oferecidas às pessoas que estão doentes, hospitalizadas ou em recuperação de uma doença, pois transmitem sensação de paz e tranquilidade.

Dizem que as primeiras rosas selvagens a surgirem no planeta Terra eram brancas, e somente com o passar dos milénios é que a espécie foi alterando-se surgindo em outras cores.

Significado Rosa Champagne
Rosas Champagne

Rosas Champanhe

Rosas Champanhe, também conhecidas como rosas salmão e rosas chá, significam respeito, amizade e simpatia. São geralmente oferecidas as senhoras de mais idade por ocasião de um aniversário ou um evento de comemoração importante, pois são discretas e clássicas. Sendo uma cor neutra é indicada também para serem oferecidas às pessoas com as quais não se tem intimidade, uma colega de trabalho num evento ou comemoração profissional, um parente de pouco convívio ou à uma empresa pela comemoração do aniversário da existência da mesma.

Ao contrário das rosas de outras cores as Rosas Champanhe não têm nenhuma lenda ligada a elas.

Significado Rosa Laranja
Rosas Laranja

Rosas Laranja ou Coral

As Rosas Laranjas ou também conhecidas como Rosa Coral, significam a paixão, expressam o romance energia, alegria e vivacidade. A Rosa laranja é obtida através de um enxerto, união do tecido de duas plantas diferentes.

Presentear uma pessoa com Rosa Laranja demonstra a existência de sentimentos românticos e o desejo de transformar a amizade em algo mais. Podem ser oferecidas a jovens senhoras em celebração a um aniversário ou como uma forma de conquistar o coração. Assim como as rosas Champanhe , as rosas Laranjas não tem nenhum lenda vinculadas a elas.

Independentemente da cor da rosa, o gesto de as oferecer é sublime e conquista todos os corações seja de um amigo, um colega, um familiar ou da pessoa amada. Aposte nesta opção para presentear uma pessoa especial, com certeza que vai conseguir assim causar grandes emoções.

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR.

Fonte: GreenMe / Wikipédia

Populares