É importante que as crianças sejam ensinadas desde pequeninas o amor pela natureza e a preservação do meio ambiente. Cada vez mais se faz necessário que as novas gerações compreendam a importância das flores, plantas e animais na vida do planeta Terra, por isso é muito importante que os pias e demais familiares estimulem o contacto com flores e natureza de um modo geral.
Cuidar de flores é uma tarefa que pode ser muito gratificante para os pequenos, pois além de estimular a responsabilidade infantil, faz com que a criança aprenda a conhecer os ciclos de vida da natureza, as estações do ano, as floradas, o plantio, a poda, a manutenção e a rega.
A actividade de cuidar de flores e plantas pode ser estimulada desde cedo, e com tarefas bastante simples que farão com que as crianças desenvolvam capacidades de responsabilidades e cuidados com a natureza.
Vejamos abaixo algumas sugestões para estimular as crianças a aprenderem a lidar com a natureza desde cedo.
Crianças e o amor pela natureza
Oferecer flores aos professores e aos entes queridos
Aniversários ou datas comemorativas são sempre óptimas oportunidades para oferecermos flores aos nossos colegas, professores, e entes queridos. Aproveite estas ocasiões e peça ajuda aos pequeninos para comprarem um bonito ramo de flores para a avó, para a tia, para a professora; certamente esta será uma actividade prazeirosa ao escolher um lindo presente a quem amamos e ensinar aos pequenos o significado das flores.
Plantar feijão no algodão
Uma actividade comummente realizada na pré escola é plantar o grão de feijão no algodão. Sem grandes segredos, basta apenas um pequeno copo de plástico descartável e um pouco de algodão esterilizado para evitar a proliferação de fungos. Uns 4 grãos de feijão e um pouco de água. Humedeça o algodão com pouco de água e coloque os grãos de feijão por cima. Em 4 dias os grãos terão pequeninos brotos que irão crescer. Quando a plantinha atingir mais ou menos 15 cm poderá ser plantada num vasinho com terra ou na horta da família.
Cultivar uma pequenina horta
Os papás poderão em casa criar uma pequena horta que poderá ser inclusivamente numa pequena floreira, caso não se tenha espaço para um plantio em maior escala. Nesta floreira as crianças poderão ajudar os papás a plantar ervas aromáticas e acompanhar todo o processo de plantio, rega e colheita. As crianças podem ser incumbidas de verificar todos os dias como está a progredir a pequena horta, assim essa será uma oportunidade de conversa e ensino aos pequeninos sobre o que pode ser feito para melhorar e quais os cuidados diários necessários para que as plantas cresçam saudáveis.
As flores da semana
Uma casa decorada com flores tem alegria e alto astral, os papás podem semanalmente comprar flores naturais para colocar em bonitos vasos em diversos espaços da casa. Ao chegar em casa, poderá pedir o auxílio das crianças para acomodarem as flores num bonito vaso. Desta forma e numa conversa agradável as crianças vão aprender como cuidar das flores, como coloca-las em vasos, a quantidade de agua necessária, como cuidar do caule e também como retirar as pétalas já sem vida.
Jardins, vasos e floreiras
Quem tem espaço físico para ter um jardim, tem uma excelente oportunidade para que as crianças aprendam muita coisa sobre plantas, flores e arvores. Em um jardim há possibilidades de cultivar diversas espécies de flores e plantas, e até mesmo alguma arvore frutífera. As crianças deverão acompanhar o processo de plantio, cuidados e manutenção para aprender com o crescimento das espécies. Independente do espaço, sempre é possível plantar algo num vaso, numa floreira ou num bonito e espaçoso jardim.
Jogos educativos
Os papás poderão criar juntamente com a criança, jogos educativos como elaborar redacções sobre flores, estimular os pequenos a escreverem e desenharem sobre as flores e sobre o que tem aprendido nos cuidados com as plantas e flores da casa.
Uma premiação pode ser estipulada, um premio semanal para a criança que melhor cuidar da plantinha ou da flor, e observar melhor o desenvolvimento da mesma.
Lembrem-se sempre, a educação vem de berço, é dentro de casa que aprendemos todos os nossos valores morais e é também dentro de casa que cultivamos o amor, o carinho e o respeito pelo próximo, pelas flores e plantas, pelos animais e pela natureza. ?