Para além do Natal, o Dia de Reis ou também chamado em alguns países como , ou Três Reis Magos sábios, é uma data bastante celebrada em diversos países em todo o mundo, em especial na Península Ibérica.
Na primeira semana de janeiro, enquanto o resto do mundo que comemora o Natal está relutantemente voltando à sua rotina, alguns países ainda podem desfrutar de mais uma data festiva, o Dia de Reis, que celebra os Reis Magos do Oriente Belchior, Baltazar e Gaspar, que seguiram uma estrela e levaram presentes para o Menino Jesus.
Esta festa que é celebrada em todo o mundo cristão, é tradicionalmente marcada em alguns países por missas, troca de presentes e em Portugal pelas . As Janeiras (cantar as Janeiras) é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus.
As Janeiras ocorrem em janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.
Também há o . O cantar dos reis ou reisadas é uma tradição secular portuguesa celebrada por volta do dia de Reis. Nesta época, um grupo de populares, chamados de “reiseiros”, tocam e cantam às portas das casas, invocando a celebração da visita dos três Reis Magos para pedir esmolas e donativos.
É muito semelhante à tradição das janeiras, e uma tradição apreciada e cultivada há muitos séculos.
Tendências e tradições para celebração do Dia de Reis
Tratando se de uma celebração católica, temos mais um motivo feliz para reunir a família e celebrar esta data dentro das tradições seculares.
Troca de presentes
Talvez a tradição mais simbólica e uma tendência que todos amam é a troca de presentes no Dia de Reis. O presente pode ser simbólico, ou alguma prenda especial, uma excelente opção para oferecer neste Dia de Reis são as flores e plantas naturais. Pois são presentes que irão decorar a casa de quem receber, e farão com que você seja lembrado com carinho neste dia especial pelos seus amigos ou entes queridos.
Troca de Bolo Rei
Bolo rei, bolo de reis ou bolo de Natal é um bolo festivo em forma de coroa, que faz parte da tradição portuguesa, e que se come tipicamente na Quadra Natalícia e Dia de Reis. O seu nome alude aos três reis magos. Trata-se de uma tradição que remonta ao tempo dos festejos romanos de Saturnália.
Em Espanha ganha o nome de Rosca de Reis (Roscon de Reys), e tradicionalmente é produzido com uma massa doce e decorado com fatias de frutas cristalizadas e açúcar. Costuma-se trocar bolos reis entre familiares e amigos.
A tradição espanhola também sugere esconder uma fava seca e uma estatueta de rei dentro do bolo. Quem tiver a sorte de encontrar a estatueta é proclamado rei do dia, enquanto quem encontrar a fava tem que pagar pelo bolo. No México, uma estatueta de um bebê é geralmente colocada dentro do pão, simbolizando Jesus escondido, e a pessoa que recebe a peça com a estatueta deve dar uma festa no Día de la Candelaria (Candelária).
Tendências para o Dia de Reis
Em sendo uma tradição de cunho religioso, trata se de mais um dia onde devemos dar graças pelo que temos em nossas vidas, e também mimarmos os que nos são queridos. Apesar de estarmos a passar pelo período de distanciamento social, não devemos esquecer das pessoas que nos são especiais.
Você talvez não possa visitar seu ente querido ou um grande amigo em outra cidade, mas pode presenteá-lo de uma forma eficiente e prática, sem ter que sair de casa. A atual tendência é oferecer flores.
Ofereça flores ou plantas naturais e encomende facilmente online através do conforto do seu lar. Você faz a encomenda, escolhe o arranjo de flor, o bouquet de rosas e a sua florista mandar entregar na morada escolhida.
Opte por esta escolha, seu familiar ou amigo irá ficar emocionado por ser lembrado no Dia de Reis e receber lindas flores acompanhadas com um gentil cartão com palavras de carinho.
A Lizgarden terá muito gosto em realizar a entrega de lindas flores ao seu ente querido ou a um grande amigo.