Siga-nos nas redes Sociais

Espaços

Atuais tendências de Árvores de Natal na Europa

Publicado

em

Atuais tendências de Árvores de Natal na Europa

A árvore de natal é tida como um dos símbolos mais populares do Natal, o dia em que os cristãos católicos celebram o nascimento de Jesus Cristo. Alguns estudos indicam que o primeiro registro da “Árvore de Natal” como hoje conhecemos tem origem na bela Alemanha em meados do século XVI, sendo o pinheiro escolhido pela sua forma triangular em alusão a santíssima Trindade.

Já a utilização das luzes, segundo a tradição cristã, teve início no século XVI, também na Alemanha, quando Martinho Lutero ao caminhar pela floresta ficou impressionado com os pinheiros cobertos de neve, iluminados pelas estrelas do céu. Ao chegar em sua casa, Lutero quis reproduzir a imagem que viu e decidiu enfeitar a árvore de natal com velas e demais adereços que simbolizavam a neve.

Posto isso, portanto há séculos a árvore de natal é uma das figuras centrais na decoração de casas, escritórios e comércios em geral. As festas de fim de ano são um importante momento de compras para os consumidores europeus. As vendas de decoração para casa atingem o pico anual entre agosto e dezembro. Anualmente surgem novas tendências, porém sempre voltadas para os ícones natalinos tradicionais.


Simbologia da decoração natalina interior e exterior

Decorar o interior e o exterior da casa é um importante motivo de compra nesta época do ano. Os acessórios escolhidos expressam o sentimento da temporada, variando da pura alegria ao senso de espiritualidade. Para muitos, o Natal também está relacionado com dar, pois amigos e familiares trocam presentes e fazem jantares de Natal juntos.

As decorações para árvores de Natal são utilizadas para criar uma sensação de aconchego em casa. As pessoas procuram criar um ambiente acolhedor e convidativo, incluindo um toque de espiritualidade para receber seus entes queridos.

As tendências de árvore e decoração de natal atuais

Os itens de Natal apesar de sazonais, estão sempre na moda. Como os consumidores muitas vezes desejam atualizar a aparência de suas árvores de Natal todos os anos, eles substituem regularmente seus acessórios de Natal.

Os materiais variam de, por exemplo, vidro a madeira, acrílico, plástico, cerâmica e tecido. As decorações para árvores de Natal vêm em diferentes tamanhos, formas, cores e materiais, para oferecer aos consumidores muitas opções de escolha.

Diversas influências e temas contribuem para esse ambiente

  • Acessórios decorativos relacionados a religião: anjos, sinos, presépios;
  • Pai Natal, renas, trenó, meias;
  • Inverno, flocos de neve, bonecos de neve, árvores com neve, noites estreladas;
  • Contos de natal, referências a memórias de infância ou à paz e tranquilidade em geral;
  • Romance, corações e outros itens alusivos ao amor, para representar a aproximação de pessoas próximas.

Religião ou espiritualidade – As decorações de Natal costumam usar imagens religiosas, como anjos e presépios. O elemento religioso contribui para o clima natalino, com a intenção de perpetuar a simbologia do nascimento de Jesus. Há quem aprecie itens tradicionais, mas a últimas tendências apresentam presépios e imagens sacras de alta tecnologia e até mesmo com iluminação interna.
Demais itens como acrílico, vidro e cerâmica tem sido amplamente utilizado na criação de belas peças decorativas alusivas ao tema Natal. Aposte em peças com iluminação própria e peças de cerâmica e vidro para dar um toque moderno a sua decoração da árvore de natal.

Nostalgia – Na época do Natal, as pessoas são profundamente influenciadas pelas memórias da infância, assim como pela paz e tranquilidade em geral. Neste quesito peças tradicionais de família, ou mesmo o famoso DIY tem sido a grande tendência. Uma velha árvore antiga de plástico que pertenceu a sua avó, pode ganhar novos ares com enfeites criados pelos membros da família. Nesta nova tendência incluem-se peças em feltros, patchwork, peças em fuxico, enfeites feitos em crochet e demais artes manuais.

Itens decorativos de Natal adicionais

A iluminação é de vital importância para expressar a alegria do Natal, incluindo a luz de velas, as luzes da árvore de Natal e a iluminação decorativa de exteriores.

A loiça também é um grupo de produtos nobre para o Natal, já que as pessoas aproveitam a ocasião para decorar a mesa de forma elaborada.

Novas decorações para sua árvore de natal de acordo com novas tendências

Todos os anos, os consumidores enfrentam a decisão de reutilizar ou substituir suas decorações para árvores de Natal. Por um lado, algumas pessoas podem ser bastante conservadoras em sua escolha de temas (como inverno ou imagens religiosas) e cores (principalmente vermelho, verde, prata e ouro), o que significa que os enfeites de Natal podem durar mais do que uma temporada.

Por outro lado, as pessoas adoram novidades e querem estar na moda e seguir as cores e objetos modernos mais recentes na decoração natalina. Além disso, as decorações de Natal são ótimos presentes. Essas duas considerações são tentadoras o suficiente para enfeitar a árvore com novas compras.Também não podemos esquecer de uma tradição adotada por muitas pessoas que é acrescentar anualmente um novo item decorativo na árvore de natal ou na decoração da casa.

Atualmente a tendência em peças de vidro, acrílicas ou de plástico para enfeitar as árvores de natal estão em alta. Estamos a falar de peças de qualidade e não meramente peças descartáveis que geralmente só podem ser utilizadas em um natal.

Para tanto grandes designers e lojas de departamento famosas em toda a Europa apostam em apresentar novidade para os consumidores, opte por peças duráveis de qualidade, vale a pena investir um pouco mais de dinheiro e conseguir um efeito elegante e requintado para decorar a sua arvore de natal.

O sentido do espirito natalino nas decorações de natal

O Natal também é uma época em que as famílias se reúnem. A árvore der natal decorada é fundamental para criar esse estado mental positivo. Isso ganhará mais força devido à crise global de saúde. Criar um ambiente agradável em casa é uma boa maneira para as pessoas melhorarem sua sensação de bem-estar.
Compartilhando e socializando – No Natal também, as pessoas comem e cozinham juntas, fazem ligações em família, decoram a casa juntos, se aconchegam. Um espírito de boa vontade, solidariedade e presentes faz parte do sentimento de Natal. As decorações para árvores de Natal tradicionalmente são ótimos presentes.

As árvores de natal naturais e as flores

Apesar de termos muitos tipos de materiais lançados nos últimos tempos para constituir uma árvore de natal, o tradicional pinheiro ainda é um dos preferidos pela maioria das famílias europeias. Sem esquecer também das flores naturais sazonais como a poinsettia por exemplo que não poderá faltar em sua casa. Um lindo arranjo de rosas ou outro tipo de flor que agrade toda a família fará um lindo efeito aos olhos dos convidados, pois trará o frescor da natureza para este momento tão especial de aconchego em família.

Aposte nas flores, essas serão sempre tendência e sinônimos de requinte, bom gosto e elegância.

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR. ♥

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares