Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

O dia mais romântico do ano está a chegar – Dia dos Namorados

Publicado

em

O dia mais romântico do ano está a chegar – Dia dos Namorados

Dia 14 de Fevereiro, o Dia dos Namorados, o dia mais romântico do ano está a chegar e você não pode deixar esta data passar em branco. Mais do que uma data onde celebramos o Dia de São Valentim, santo padroeiro dos apaixonados, esta é uma data onde o romance está no ar, e é o momento ideal para homenagearmos a nossa cara metade e demonstrar todo nosso romantismo, amor e carinho. E qual a melhor forma de demonstrar nossos sentimentos, emocionar, surpreender nossos parceiros e arrancarmos um lindo sorriso senão através do envio de flores?

As flores são o presente perfeito para o Dia dos Namorados, e são uma ótima maneira de transmitir seu amor, sentimentos e emoções para alguém especial. Surpreender de forma romântica alguém com flores é sempre um gesto de carinho e que torna qualquer momento memorável.

Um relacionamento é feito de pequenas surpresas em datas românticas como o Dia dos Namorados e também no dia a dia sem que haja um motivo especial. Ofereça flores como presente para a sua cara metade, sem dúvida será uma forma romântica de dizer-lhe o quanto ela é especial.

As flores também são ideais para oferecer como presente de Dia dos Namorados para quem está distante fisicamente. Se há algum motivo seja por trabalho, familiar ou outro motivo que o impeça de estar presente no dia mais romântico do ano, envie flores. Esta surpresa romântica sem dúvida irá emocionar a sua cara-metade e demonstrar que você mesmo longe está presente em pensamento.

O Dia dos Namorados e o Dia de São Valentim

Começamos por relembrar São Valentim (ou ainda San Valentin), a história deste santo está envolta em muito mistério e há diversas versões para a origem da história da celebração do Dia dos Namorados.

A Igreja Católica reconhece pelo menos três santos diferentes chamados Valentim ou Valentino, todos eles foram martirizados. A versão mais famosa da história de São Valentim está ligada a tradição cristã e de Roma Antiga.

Reza a lenda que Valentim era um bispo que viveu no século III em Roma. Neste período o famoso e implacável Imperador Cláudio II decidiu que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles que eram casados e tinham filhos e esposas; sendo assim proibiu que jovens soldados se casassem, obrigando-os a servir o Império e a viverem uma vida celibatária.

Valentim, em desacordo com a lei imposta pelo Imperador, revoltou-se e passou a realizar casamentos para jovens apaixonados em segredo. Quando o Imperador Cláudio II descobriu que havia sido enganado por Valentim, ordenou que ele fosse decapitado.

A data 14 de fevereiro foi escolhida para celebração do Dia dos Namorados, pois foi a data em que o Bispo Valentim foi morto. A data foi decretada pela Igreja Católica ainda durante o século V, com o intuito de incentivar os casais que pretendiam contrair matrimônio como uma forma de legitimar uma família.

Celebrada no dia 14 de Fevereiro, Lupercalia era um festival de fertilidade dedicado a Lupercus, deus dos pastores, Fauno deus romano da agricultura e Flora Deusa das Flores, bem como aos fundadores de Roma, os gémeos Rômulo e Remo.

Alguns historiadores narram que a data foi instituída pela Igreja Católica como forma de acabar com uma festa romana que era realizada no distante século IV a.C. em homenagem ao deus dos pastores Lupercus.

Celebrada no dia 14 de Fevereiro, Lupercalia era um festival de fertilidade dedicado a Lupercus, deus dos pastores, Fauno deus romano da agricultura e Flora Deusa das Flores, bem como aos fundadores de Roma, os gémeos Rômulo e Remo.

Nesta festa, denominada Lupecalia, as pessoas pediam ao deus Lupercus, amor, proteção e abundância nas colheitas.

Neste festival também existia o ritual das cabras, a pele das cabras eram retiradas no animal, e posteriormente a população saia as ruas e batia gentilmente no corpo das jovens solteiras com a pele da cabra. Longe de ter medo, as mulheres romanas acolheram com agrado o toque das peles, porque se acreditava que este ato as tornariam mais férteis no próximo ano. Posteriormente a esta festa, todas as jovens solteiras da cidade colocariam seus nomes em uma grande urna para que os homens solteiros da cidade escolhessem um nome para que no ano a seguir se casasse com o nome sorteado.

Esta festa foi realizada por mais de 800 anos e é relatada de várias formas através da história.
Entretanto no final do século XVIII a Igreja Católica retirou o Dia de São Valentim (ou Dia de San Valentin) do calendário religioso, visto que não existiam provas históricas concretas da existência do santo. Apesar disso, a data permaneceu como uma celebração popular.

Com o passar dos anos, Valentim continuou a se popularizar-se como o santo protetor dos apaixonados, sendo esta a relação com o Dia dos Namorados.

Uma outra versão romântica da lenda de São Valentim, conta que um jovem prisioneiro de nome Valentine, se apaixonou pela filha do seu carcereiro que costumava visitar a cadeia. Antes de ser enviado para a morte, o jovem escreveu uma carta romântica endereçada a jovem apaixonada, na qual se despedia dela a assinar: “From your Valentine”. Sendo então instituída a data de celebração do Dia dos Namorados, a data do aniversário da morte ou enterro do jovem Valentine – o que provavelmente ocorreu por volta de 270 d.C. Porém não há nada que confirme esta versão, é apenas uma mera suposição que nasceu em histórias contadas através dos tempos.

Outras versões existem, porém, em todas elas, Valentim é descrito como um homem corajoso, simpático e heróico, por isso essa imagem se popularizou ao longo dos últimos séculos por todo o hemisfério norte.

O Dia dos Namorados e as flores

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, celebrado no dia 14 de fevereiro, é comemorado no Canadá, México, Reino Unido, França, nos Estados Unidos, Austrália e outros países anglo-saxónicos e trata-se de uma data onde casais apaixonados trocam presentes especiais para celebrar o amor.

As flores são sempre um excelente presente de Dia dos Namorados. Por que mandamos flores no Dia dos Namorados? Enviamos flores no Dia dos Namorados como forma de demonstrar nosso amor e apreço por aquelas pessoas especiais em nossas vidas. Esta prática romântica existe desde a era vitoriana, quando as pessoas mandavam buquets como mensagens ocultas para seus interesses amorosos.

Mesmo nos dias de hoje, com alta tecnologia, quando telemóveis, mensagens de e-mail e redes sociais têm se tornado o principal meio de comunicação, ainda assim as pessoas preferem surpreender seu amor ao enviar um lindo bouquet de flores. Este é um gesto romântico muito apreciado em quase todo o mundo.

Na era vitoriana as rosas símbolo de paixão, romance e amor, eram na maioria das vezes as flores escolhidas, e isso ainda hoje prevalece. Entretanto demais flores como Lírios, Orquídeas, Tulipas podem ser enviadas no Dia dos Namorados.

Escolha as melhores flores para o Dia dos Namorados

Veja abaixo quais as flores ideais para surpreender de forma romântica a sua cara-metade e assim demonstrar todo seu amor e paixão na data mais romântica do ano.

  • Orquídeas: flores exóticas, as Orquídeas são um símbolo de beleza, amor e luxo. Transmitem uma mensagem de sedução exótica. As orquídeas também podem ser oferecidas em bouquets ou em vasos e tem um tempo de maior duração em comparação com outras flores sensíveis.
  • Girassóis: Assim como o sol, eles representam calor, frescor e felicidade. Transmitem sentimento de lealdade e alegria.
  • Rosas: A rainha das flores é a preferida pra ser enviada no Dia dos Namorados, desde sempre símbolo de amor e paixão, as rosas encantam e é a escolha mais popular do Dia dos Namorados entre os amantes.
  • Margaridas: As margaridas são o símbolo da beleza, pureza e inocência. A variedade Gerbera dessas flores carrega um significado adicional de “alegria” devido às suas pétalas e vivacidade nas cores.
  • Tulipas: As tulipas são um símbolo de amor perfeito. Estes botões clássicos e acessíveis comunicam amor e calor humano, o que os torna uma boa escolha para o dia.

Não se esqueça de acrescentar um mimo especial como uma caixa de chocolates e um cartão contendo uma dedicatória romântica para o seu amor.

Surpreenda seu amor no Dia dos Namorados, ofereça flores como presente do Dia dos Namorados e conte com a experiência e profissionalismo da Lizgarden para realizar entregas rápidas e seguras em todo o país.

Você poderá fazer sua encomenda de flores e chocolates em nossa loja online: LIZGARDEN
Ou ainda se preferir poderá nos contactar via telefone: : (351) 218 429 960

Teremos todo o gosto em ajuda-lo a escolher as melhores flores para o Dia dos Namorados.
LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥

♥ Flores o melhor presente para qualquer data ♥

Populares