O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving é um feriado nacional celebrado em datas diferenciadas em diversos países como nos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Filipinas, etc. A mobilidade da comemoração desta data deve-se a muitos factos históricos, religiosos e comemorativos de cada um dos países onde o Dia de Ação de Graças é celebrado.
Originariamente o Dia de Ação de Graças deu-se como um dia de agradecimento e sacrifício pela bênção da colheita do ano anterior. Nos Estados Unidos, os americanos geralmente acreditam que seu Dia de Ação de Graças originou-se em uma festa da colheita de 1621, compartilhada pelos colonos ingleses (peregrinos) de Plymouth e pelo povo Wampanoag.
A História resumida do Dia de Ação de Graças
Em setembro de 1620, um pequeno navio chamado Mayflower deixou Plymouth, Inglaterra, transportando 102 passageiros separatistas religiosos em busca de um novo lar onde pudessem praticar livremente sua fé e outros indivíduos atraídos pela promessa de prosperidade e propriedade de terras no Novo Mundo.
Depois de uma travessia traiçoeira que durou mais de 2 meses, eles lançaram âncora perto da ponta de Cape Cod, bem ao norte de seu destino pretendido, na foz do rio Hudson. Um mês depois, o Mayflower cruzou a baía de Massachusetts, onde os peregrinos, como são agora comumente conhecidos, começaram o trabalho de estabelecer uma aldeia em Plymouth.
Ao longo daquele primeiro inverno brutal, a maioria dos colonos permaneceu a bordo do navio, onde sofreu exposição, escorbuto e surtos de doenças contagiosas. Apenas metade dos passageiros e tripulantes originais do Mayflower sobreviveu para ver sua primeira primavera na Nova Inglaterra. Em março, os colonos restantes desembarcaram, onde receberam a surpreendente visita de um índio Abenaki que os cumprimentou em inglês.
Vários dias depois, ele voltou com outro nativo americano, Squanto, um membro da tribo Pawtuxet que havia sido sequestrado por um capitão do mar inglês e vendido como escravo antes de fugir para Londres e retornar à sua terra natal em uma expedição exploratória. Squanto ensinava aos peregrinos, debilitados pela desnutrição e doenças, como cultivar milho, extrair seiva de bordo, pescar nos rios e evitar plantas venenosas. Ele também ajudou os colonos a formarem uma aliança com os Wampanoag, uma tribo local, que duraria mais de 50 anos e tragicamente continua sendo um dos únicos exemplos de harmonia entre colonos europeus e nativos americanos.
Em novembro de 1621, depois que a primeira colheita de milho dos peregrinos foi bem-sucedida, o governador William Bradford organizou uma festa comemorativa e convidou um grupo de aliados nativos americanos da colônia, incluindo o chefe Wampanoag Massasoit. Agora lembrado como o “primeiro Dia de Ação de Graças” dos americanos – embora os próprios peregrinos não tenham usado o termo na época – o festival durou três dias.
Embora não exista nenhum registro do menu exato do primeiro Dia de Ação de Graças, muito do que sabemos sobre o que aconteceu no primeiro Dia de Ação de Graças vem do cronista do Pilgrim Edward Winslow, que escreveu: …”Os peregrinos realizaram sua segunda celebração do Dia de Ação de Graças em 1623 para marcar o fim de uma longa seca que ameaçou a colheita do ano e levou o governador Bradford a convocar um jejum religioso. Dias de jejum e ação de graças em uma base anual ou ocasional tornou-se prática comum em outros assentamentos da Nova Inglaterra também.”…
A instituição da data pelo governo do Estados Unidos
A medida que o país se tornou mais urbano e os membros da família começaram a viver mais distantes, o Dia de Ação de Graças tornou-se um momento de reunião. O feriado se afastou de suas raízes religiosas para permitir que imigrantes de todas as origens participassem de uma tradição comum.
O feriado associado aos peregrinos e nativos americanos passou a simbolizar a paz intercultural, a oportunidade da América para os recém-chegados e a santidade do lar e da família. O Dia de Ação de Graças no Canadá também se originou no período colonial, surgindo das mesmas tradições europeias, em agradecimento por viagens seguras, paz e colheitas abundantes.
Dia de Ação de Graças na Europa e demais países
O Dia de Ação de Graças também é celebrado em alguns países da Europa, porém com outra denominação, na Alemanha as festividades acontecem em Outubro, com Festival Erntedankfest, de ação de graças onde o foco são os grãos e a graça pela colheita farta.
No Japão o Kinrō Kansha no Hi é celebrado no país todo dia 23 de novembro, é um dia destinado a agradecer pela benção de se ter um trabalho de onde vem o sustento diário de todas as famílias, a data foi criada em 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial, a fim de celebrar os direitos dos trabalhadores.
No Canadá, as comemorações assemelham-se as festividades dos Estados Unidos, e o objectivo é o mesmo, dar graças pelas dádivas recebidas no ano que se finda.
Tradições de Ação de Graças
Em muitos lares americanos, a celebração do Dia de Ação de Graças tem como base os alimentos tradicionais como perú, purê de batata, cranberry e torta de abóbora. Os enfeites são flores naturais em abundância, grãos, sementes e cereais.
O voluntariado é uma atividade comum no Dia de Ação de Graças, e as comunidades costumam realizar campanhas de alimentos e jantares gratuitos para famílias carenciadas. O /dia de ação de Graças, ou o Thanksgiving é a data de reunir família, amigos e colegas de trabalho para dar graças a tudo de bom que foi recebido durante o ano.
Comemore o Dia de Ação de Graças
Embora em Portugal a data não seja celebrada efetivamente, você pode juntamente com sua família e amigos celebrar o Dia de Ação de Graças. Realize uma comemoração especial em sua empresa, com seus colaboradores.
Organize um jantar comemorativo com o foco na decoração Floral e Frutal, sua florista poderá auxiliar na elaboração da decoração do recinto criando um ambiente comemorativo alusivo a dar graças pelos frutos colhidos no ano que está prestes a terminar.
Lembre-se também que a Black Friday sempre acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ações de Graças. Segundo a tradição americana, as compras de Natal não devem ser realizadas antes do Dia de Ação de Graças, portanto o primeiro dia após o feriado, que é sempre numa sexta-feira realiza-se a Black Friday, o grande dia de descontos em todas as lojas do país como uma forma de começar a fomentar o comercio pré período natalino.
Você pode juntamente com sua família e amigos celebrar o Dia de Ação de Graças. Realize uma comemoração especial em sua empresa, com seus colaboradores. LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥