O Bambu da Sorte ou Lucky-bamboo , também conhecido como Bambu Japonês (dracena sanderiana) ou ainda Bambu Afortunado, é oriundo do sudeste da Ásia, e segundo o Feng Shui (técnica chinesa que equilibra a Circulação da Energia Chi nos ambientes) é uma planta capaz de atrair sorte, sucesso e prosperidade para o local, ajudando a activar a energia do ambiente.
O Bambu da Sorte geralmente é oferecido como presente com o intuito de dar sorte para uma pessoa quando esta por exemplo compra uma casa nova ou inicia um negócio ou um novo projecto de vida.
O arranjo feito com o Bambu da Sorte pode conter de 1 a 21 hastes, e conforme a quantidade de hastes presentes neste arranjo, há um significado ou objectivo a ser alcançado pelo proprietário da casa ou empresa no qual o arranjo será colocado.
Cuidados e Manutenção com o Bambu da Sorte
Também amplamente cultivado e difundido na China pelo Feng Shui, o Bambu da Sorte é uma planta fácil de cuidar, durável e que se adapta bem em diversos ambientes, principalmente em ambientes interiores.
Esta planta exige pouca manutenção com apenas troca de água uma vez por semana e sem exposição directa a luz solar, com esses cuidados mínimos o seu Bambu da Sorte pode durar muitos anos.
O Bambu da Sorte geralmente é cultivado dentro d’água, deve-se utilizar água filtrada, as hastes não devem ser podadas, porém as folhas amarelas podem ser retiradas com cuidado. Para dar apoio e sustentação ao Bambu da Sorte, coloque dentro do recipiente com água algumas pedras decorativas que podem ser compradas em qualquer florista ou se preferir pode acrescentar pedras de cristais como quartzo, citrino, ágata, etc.
Não é aconselhável manter o arranjo de Bambu da Sorte em terra, pois a planta pode não se dar bem com o solo e morrer rapidamente. O ideal é mantê-lo na água como fazem os orientais para garantir que ele não morra.
Onde colocar em casa ou na empresa o seu Bambu da Sorte
O Feng Shui pode valer-se da utilização do Ba-guá um objecto destinado para detectar os pontos cardeais da casa ou empresa, e as áreas tratáveis pelo Feng Shui, como família, prosperidade, amigos etc.
Ba-guá significa oito lados em chinês, é uma espécie de mapa que representa as oito direcções cardeais e as estações do ano. Se utilizar o Ba-guá, poderá por o Bambu da Sorte na área destinada a prosperidade ou família.
Caso não tenha o Ba-guá, não há nenhum problema, pois poderá posicionar o seu Bambu da Sorte logo a entrada da sua casa ou empresa em um móvel de apoio, na sala de convívio familiar ou na sala de reuniões da empresa.
O Bambu da Sorte é tóxico para animais, por isso mantenha-os longe!
Bambu da Sorte e Prosperidade
Como decorar o arranjo de Bambu da Sorte
O seu arranjo de Bambu da Sorte deve ser colocado num recipiente de vidro ou cerâmica, sempre com água limpa filtrada, e amarrando os caules com um fitilho de cetim vermelho, cor que no Feng Shui simboliza o elemento fogo, símbolo da acção, purificação, energia, motivação e intelecto.
Segundo o Feng Shui a vida é regida pelos 5 elementos da terra: Fogo, Água, Terra, Madeira e Água. Decore seu arranjo de Bambu da Sorte com componentes que representem cada um dos cinco elementos:
O caule do bambu já representa por si próprio a madeira;
A terra é representada pelas pedras ou cristais decorativos;
A água é representada como é óbvio pela água em que o Bambu cresce;
O metal pode ser representado por uma moeda colocada dentro do recipiente que pode ser de vidro ou cerâmica;
Por fim, amarre uma fita vermelha envolta dos caules para representar o elemento do fogo.
Significado da quantidade de hastes do Bambu da Sorte
A quantidade de hastes no arranjo do Bambu da Sorte, segundo a tradição oriental tem um significado especial, como esta planta é capaz de transmutar a energia do ambiente e activar as energias estagnadas, o arranjo pode conter de 1 a 21 hastes, e o número de hastes influencia directamente no tipo de energia que se deseja atrair para o ambiente.
Um caule: Sorte para vida pessoal e profissional;
Dois caules: Número par simboliza um casal, atrai sorte no amor;
Três caules: Atrai prosperidade, riqueza, sucesso e felicidade
Quatro caules: Prevenção de doenças;
Cinco caules: Atrai criatividade, energia e entusiasmo;
Seis caules: Atrai prosperidade, harmonia e sorte
Sete caules: Atrai saúde;
Oito caules: Símbolo de crescimento e fertilidade;
Nove caules: Atrai sorte grandiosa;
Dez caules: Símbolo da perfeição e plenitude;
Vinte e um caules: Atrai grandes bênçãos para todos os sectores da vida.
Agora que já conheceu um pouco mais sobre o Bambu da Sorte, aposte em flores e plantas naturais para decorar a sua casa e atrair boas energias para o ambiente e todos os moradores. Uma casa decorada com flores e plantas é capaz de transmutar qualquer energia menos positiva e proporcionar ao seu dia a dia alegria e um colorido todo especial.