Desde a pré-história a Natureza é utilizada pelo homem como fonte de alimento, energia, cura, magia e união com o Criador. Povos como os antigos egípcios, gregos, romanos, astecas, ameríndios, africanos e outros, sempre recorreram ao poder oculto da magia das folhas e flores para a preparação de poções, chás, remédios, unguentos e cataplasmas para a cura do corpo e da alma.
Segundo um famoso e antigo dito popular, «Se o corpo adoece, é porque o espírito padece», por isso as folhas e plantas também eram utilizadas em encantamentos e banhos para restabelecer a energia, a saúde física e mental.
Por tudo isso muitas ervas ou plantas são consideradas sagradas para saúde, prosperidade e também para a protecção espiritual, algumas delas são famosas há séculos por proporcionar a quem a possui muitos benefícios como sucesso, prosperidade, e protecção contra influências negativas.
Vamos conhecer abaixo algumas plantas consideradas sagradas para saúde:
Calêndula ( Calendula officinalis )
Esta espécie de Calêndula tem sido usada ao longo dos séculos medicinalmente para tratar irritações da pele, arranhões, hematomas, picadas de insectos e feridas leves. Com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiinflamatórias é muito utilizada no combate a Cândida albicans.
A magia da Calêndula:
Segundo relatos antigos a Calêndula era conhecida como Sun Bride (Noiva do Sol) e utilizada para a realização de poções mágicas relacionadas a paixão. Era uma planta sagrada para a deusa nórdica Freya. Esta deusa era conhecida por estar sempre a procura no céu e na terra, por Óðr, seu marido perdido, enquanto derramava lágrimas que se transformavam em ouro na terra e âmbar no mar.
A Calêndula era utilizada para atrair a prosperidade, felicidade, amor, alegria e activar poderes psíquicos.
Gengibre ( Zingiber officinale )
O Gengibre ( Zingiber officinale ) é um tipo de raiz, originária da ilha de Java, da Índia e da China, é utilizada para combater resfriados, acalmar o estômago, combater náuseas e estimular o sistema imunitário. Além de fins medicinais é largamente utilizada na culinária na produção de bolos, pratos salgados, e os famosos biscoitos Ginger feitos para celebrar o Natal em muitos países do mundo.
A magia do Gengibre:
Energeticamente o Gengibre é conhecido por estimular o amor, melhorar as finanças e aumentar o potencial de sucesso em quase tudo. Muitas pessoas carregam em sua carteira um pequenino pedaço de Gengibre de forma a nunca faltar o dinheiro em suas vidas.
Angélica
Angélica ( Angelica archangelica )
A Angélica ( Angelica archangelica ), como o seu próprio nome nos lembra é conhecida como erva do anjo e muito utilizada na culinária na confecção de doces, licores, vinhos. Na medicina é famosa por auxiliar na boa digestão dos alimentos, apresentando também acção sedativa e equilibradora do sistema nervoso.
A magia da Angélica:
Na Europa da Idade Média era conhecida por combater a peste negra, devido a uma antiga lenda na qual o arcanjo Gabriel a teria indicado a um sábio ermitão, para que a utilizasse no combate a peste. A fama espalhou-se e as pessoas passaram a andar sempre com um galho de Angélica junto as suas vestes de forma a protegerem-se da peste.
Também na idade Média monges e frades começaram a cultivá-la a fim de elaborar diversos tipos de remédios, todos em forma de licor. Ainda hoje se preparam licores, como o Bénédictine e Chartreuse, tendo esta planta como ingrediente.
Manjerona ( Origanum majorana )
A Manjerona ( Origanum majorana ) era usada na antiguidade em coroas destinadas a celebrar o casamento de dois jovens. Na medicina é utilizada no tratamento de problemas digestivos e para combater diarreia, e também aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, pois actua no sistema nervoso.
A magia da Manjerona:
A Manjerona é conhecida por nossos ancestrais por atrair saúde, protecção, amor, felicidade, dinheiro, alegria, segurança, abundância, paz, etc. Na Idade Média era amplamente utilizada em encantos e saches de amor, e também como amuleto contra resfriados para os invernos rigorosos no hemisfério norte.
Cominho ( Carum carvi )
A erva Cominho (Carum carvi) era utilizada por várias civilizações, desde os celtas antigos, passando pelos romanos e chegando aos árabes na produção de licores e na culinária. Contribui para a produção das enzimas pancreáticas, que auxiliam na digestão, é excelente para pele pois contem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam tratar borbulhas, furúnculos, e eczema.
A magia do Cominho:
É conhecido como erva anti-roubo, que tem o poder de afastar pessoas que tenham intenção de nos causar algum mal, daí também ser conhecido como um poderosos amuleto para se ter em casa dentro de um pequeno frasco de vidro. O Cominho ajuda nas habilidades mentais, protecção da família e fidelidade.
Confrei
Confrei ( Symphytum officinale )
O Confrei ( Symphytum officinale ) é conhecido como uma erva curativa pois contem propriedades antibióticas, sendo um eficaz cicatrizante para lesões de pele. O Confrei também é benéfico para tratar outras doenças como anemia, diabetes, problemas respiratórios e digestivos; porém só deve ser consumido sob orientação de um especialista dado que em demasia pode ocasionar toxidade no organismo.
A magia do Confrei:
Usado na antiguidade como amuleto para proteger durante uma viagem, atrair prosperidade e afastar doenças virais.
Manjericão ( Ocimum basilicum )
O Manjericão ( Ocimum basilicum ) é um dos temperos mais famosos do mundo, também conhecido erva de São José, era também utilizado no tratamento de problemas respiratórios, prisão de ventre, ansiedade e enxaqueca. Apresenta acção antiespasmódica, antibacteriana, fungicida, insecticida, adstringente, cicatrizante, anti-tussígeno e anti-inflamatória.
A magia do Manjericão:
Trata-se de uma erva comummente utilizada entre as benzedeiras para tirar quebranto (mau-olhado), atrair prosperidade, protecção, felicidade, purificação, paz, serenidade e amor.
Camomila (Matricaria recutita)
A Camomila ( Matricaria recutita ) é outra erva medicinal com grandes propriedades curativas, utilizada há séculos no tratamento de problemas de estômago, dores de cabeça e ansiedade. Alivia gases, azia e cólicas e é uma erva ideal tratar queimaduras da pele e descansar os olhos irritados.
A magia da Camomila:
A Camomila (Matricaria recutita) é conhecida em termos energéticos para afastar pesadelos, relaxar e promover paz. É uma planta solar, associada ao sol e ao deus Baldur.
Artemisia vulgaris ( artemisia vulgaris )
A Artemisia vulgaris ( artemisia vulgaris ) apresenta as propriedades medicinais com efeito analgésico, antiespasmódico, anticonvulsivo, tónico, calmante, digestivo, vermífugo e regulador da menstruação. Porem nunca deve ser consumida sem a orientação de um profissional em fitoterapia.
A magia da Artemisia:
Famosa na Idade Media por ter sido muito utilizada em poções mágicas que eram criadas com o intuito de ajudar a abrir a mente de uma pessoa para contribuir no poder de adivinhação do futuro.
Salsa ( Petroselinum crispum )
A Salsa ( Petroselinum crispum ) contem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a melhorar o sistema imunitário. É uma excelente fonte natural de antioxidantes, ácido fólico, vitamina C e vitamina A. Não deve ser utilizada por gestantes.
A magia da Salsa:
Comummente utilizada na antiguidade para celebrar uma grande vitória é associada ao poder, a força, purificação da alma e prosperidade. Também é uma erva que foi muito utilizada na idade Média durante a peste negra e também na Grécia antiga para neutralizar o cheiro da decomposição de cadáveres.
19 Comments